CI

Chuvas excessivas podem atrapalhar trabalhos em campo

Terça-feira tem previsão de temporais para Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste


Frente fria e corredores de umidade provocam temporais e limitam operações em campo Frente fria e corredores de umidade provocam temporais e limitam operações em campo - Foto: Cliff Yates

A terça-feira (26.03) segue com a possibilidade de chuvas intensas em áreas da região Sudeste, devido à atuação de uma frente fria. A frente fria, organiza os corredores de umidade sobre a região Centro-Oeste e sul da região Norte, contribuindo com a formação de temporais entre Rondônia e Mato Grosso. 

Algumas projeções indicam mais de 60 mm no decorrer do dia em áreas dessa região. Condições que podem limitar as operações em campo.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Outro setor que tem previsão de chuvas intensas ao longo desta terça-feira é o litoral norte do Brasil, com instabilidades ocorrendo desde o Amapá até o Rio Grande do Norte. Já na região Sul, a previsão indica condições de tempo mais secas, com temperaturas amenas, favorecendo os trabalhos em campo. 

Por outro lado, uma massa de ar seco entre o norte de Minas Gerais e Bahia, mantém os níveis de atenção para as lavouras da região, devido à falta de umidade no solo.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades devem se alinhar com os corredores de umidade que atuam na parcela central do Brasil, contribuindo para a formação das nuvens carregadas sobre o Acre, sul do Amazonas e Rondônia, onde há condições para temporais localmente fortes. O mesmo deve ser observado no leste do Pará e no Tocantins, onde as chuvas podem ser intensas, mas ocorrerem de forma pontual. Já em áreas do norte do Amazonas, Baixo Amazonas no Pará e Roraima, as instabilidades devem ocorrer, mas apresentando uma grande irregularidade tanto nas áreas com possibilidade de chuvas, quanto nos volumes previstos. 

 

Região Nordeste

A atuação da ZCIT na faixa norte e os ventos oceânicos no leste, trazem uma condição de chuvas bem distribuídas na região. No entanto, uma massa de ar mais seco deve atuar no oeste da Bahia, impedindo a formação das nuvens carregadas na região. Paralelamente, as projeções indicam condições de chuvas intensas sobre o Maranhão, Piauí e Ceará, com possibilidade de acumulados acima dos 50 mm pontualmente, o que pode limitar as operações em campo no decorrer desta terça. 

 

Região Centro-Oeste

Os corredores de umidade associados à frente fria na costa do país, mantém um canal de instabilidades entre o norte do Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. As projeções indicam chuvas intensas no estado Mato Grossense, com possibilidade de pontuais acima dos 60 mm no decorrer do período. Essas chuvas devem limitar as operações em campo, impedindo o avanço mais significativo da finalização da colheita da soja no estado. Por outro lado, as chuvas vêm sendo muito favoráveis às lavouras de milho safrinha e algodão na região. Porém, demandam maiores cuidados com o monitoramento fitossanitário. 

 

Região Sudeste

A frente fria permanece atuando sobre a região, ainda com um quadro de atenção em relação aos volumes de chuvas no leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde algumas projeções indicam mais de 50 mm no decorrer do dia. No entanto, a maioria das áreas registram uma redução na intensidade das chuvas, com setores do sul de São Paulo tendo uma condição de tempo mais seco, assim como o norte de Minas Gerais, embora no norte da região o tempo seco vem trazendo limitações para o desenvolvimento das lavouras.

 

Região Sul

A atuação da massa de ar mais frio e seco, ainda mantém as condições de tempo firme em grande parte da região. Contudo, áreas de instabilidade podem surgir sobre o Paraná, resultando em condições de chuvas na forma de pancadas isoladas, passageiras e de fraca intensidade. Apesar do predomínio ser da massa de ar frio na região, as temperaturas entram em elevação no período da tarde, podendo superar os 30°C no oeste Catarinense e oeste do Paraná. De maneira geral, condições favoráveis para as atividades em campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.