CI

El Niño ainda não está instalado

Análise da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica



Em análise da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica divulgada nesta quarta-feira (10.09), é apontado que o fenômeno climático El Niño “ainda não está instalado”. De acordo com o relatório do especialista, o que se observa é o chamado “El Niño Modoki”.


Modoki é uma palavra japonesa que significa “parecido, mas diferente”, enquanto canônico provém do latim e significa “de acordo com os padrões ou normas estabelecidas”. Enquanto o El Niño tradicional (Canônico) está ligado às águas relativamente quentes no leste do Pacífico, perto da costa peruana, o Modoki aparece na região central do oceano.

“O El Niño Modoki é muito mais raro do que a forma normal do evento em número de ocorrências, com apenas 7, contra 32 casos nos últimos 150 anos. Mas há outro ciclo de variabilidade climática do Pacífico que está se iniciando em sua fase negativa, que é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), que dura entre 25 e 30 anos”, diz o relatório da Cogo Consultoria.


“O ciclo da ODP nas fases negativas gera uma tendência que ocorra um maior número de episódios de La Niña que tendem a ser mais intensos e, simultaneamente, ocorre uma frequência menor de eventos do El Niño e que tendem a ser mais curtos e menos intensos (Modoki). A tendência atual é de neutralidade climática para 2015”, conclui o informe.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.