CI

El Niño deve causar redução de 8% na safra de grãos

O declínio equivale a uma redução de 25,7 milhões de toneladas em relação ao último ciclo de colheita


Produção total de grãos é prevista em 294,1 milhões de toneladas Produção total de grãos é prevista em 294,1 milhões de toneladas - Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (11.04)  a sétima estimativa para a safra de grãos 2023/2024. Segundo o relatório, a produção total de grãos é prevista em 294,1 milhões de toneladas, representando uma queda de 8% em comparação com a temporada anterior. O declínio equivale a uma redução de 25,7 milhões de toneladas em relação ao último ciclo de colheita.

O impacto dessa redução é atribuído principalmente à forte influência do fenômeno climático El Niño, que afetou adversamente desde o início do plantio até as fases de desenvolvimento das lavouras em todo o país. Como resultado, a produtividade média diminuiu de 4.072 para 3.744 quilos por hectare.

Segundo dados da Conab, ebora a área cultivada permaneça estável em cerca de 78,53 milhões de hectares, as perspectivas para as culturas de segunda e terceira safra, bem como para as culturas de inverno, estão agora sob maior escrutínio. O desempenho dessas culturas será crucial para mitigar as perdas observadas nas primeiras safras. Comparativamente à previsão anterior da Conab, divulgada no início de março, a produção total foi revisada para baixo em 1,52 milhão de toneladas. Esse ajuste reflete principalmente em culturas-chave, como milho e soja, que experimentaram quedas significativas na projeção.

Para a soja, uma das culturas mais importantes, estima-se uma produção de 146,52 milhões de toneladas, uma redução de 5,2% em relação à safra anterior. As condições climáticas desfavoráveis, incluindo baixas precipitações e temperaturas acima do normal, foram os principais fatores por trás dessa diminuição. Por outro lado, há boas notícias para culturas como feijão, arroz, algodão e trigo, que apresentam perspectivas de aumento de produção em relação ao último levantamento da Conab.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.