CI

El Niño enfraquece e abre caminho para La Niña

Previsões indicam fim de El Niño e reforço da possibilidade de La Niña


Bolsões de água fria começam a emergir das profundezas do oceano Bolsões de água fria começam a emergir das profundezas do oceano - Foto: NOAA

Previsões recentes divulgadas pelo NOAA indicam uma probabilidade de 85% de que o El Niño enfraqueça voltando às condições de Neutralidade no período de abril a junho. Isso deve ser seguido por uma chance de 60% o surgimento da La Niña entre junho e agosto, com expectativas de que La Niña se estabeleça durante o outono e início do verão de 2024.
 


Probabilidades para os próximos trimestres corridos, começando em março-abril-maio (MAM), para o estabelecimento da Neutralidade (cinza), La Niña (azul) e El Niño (vermelho). Fonte: NOAA

Os dados de temperatura da superfície do mar na região Niño-3.4 do Pacífico tropical, um indicador chave para a caracterização do fenômeno ENSO (El Niño-Southern Oscillation), revelam uma diminuição contínua desde o pico de El Niño em novembro-dezembro de 2023. Essa mudança sugere uma desacoplação entre a atmosfera e o oceano, um indicativo de que estamos avançando em direção a uma fase neutra do ENSO.

Outro forte indício de que o El Niño está enfraquecendo, são as anomalias de temperatura  abaixo da superfície do mar. Com uma “língua” de águas mais frias surgindo entre 50 e 200 metros de profundidade, com um bolsão de águas mais frias aparecendo mais próximo à costa do Peru.

 

Anomalias de temperaturas da água nos 300 metros abaixo do Oceano Pacífico tropical. Manchas azuis indicam temperaturas mais frias em relação à média. Fonte: NOAA.

Tudo indica que o fenômeno El Niño está em sua fase final, sendo que as condições de neutralidade são as mais prováveis para as próximas semanas. A La Niña deve emerger no segundo semestre do ano, mas seus impactos ainda são incertos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.