CI

Frente fria sobe para o Centro-Oeste e Sudeste

Condições de tempo severo estão previstas para o sudeste


Frente fria avança pelo Brasil e provoca chuvas intensas em algumas regiões Frente fria avança pelo Brasil e provoca chuvas intensas em algumas regiões - Foto: Pexels

A sexta-feira (22.03) será marcada pelo avanço de uma frente fria para a parte central do Brasil, provocando condições de temporais no Sudeste e Centro-Oeste do país. Além disso, conforme o sistema de chuvas avança, uma massa de ar polar, associada à uma região de alta pressão, promove o declínio das temperaturas na região Sul e mantém o tempo firme.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Os corredores de umidade, induzidos pela atuação da frente fria, também aumentam as condições de chuvas ao sul da região Norte. Além disso, espera-se uma redução nas temperaturas máximas em praticamente todas as áreas do Brasil. De maneira geral, as instabilidades podem ser localmente fortes em todos os setores com possibilidade de chuvas. Contudo, o destaque será o leste da região sudeste onde os volumes podem superar os 100 mm em 24 horas.

Alerta na região Sudeste

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a possibilidade é considerada ALTA para ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro Fluminense (com destaque para a Região Serrana) e Sul Fluminense (RJ); e Vale do Paraíba e Metropolitana de São Paulo (SP). Nessas regiões espera-se a passagem de uma frente fria que poderá resultar em acumulados significativos de chuva ao longo do dia ou pancadas de chuva de forte intensidade que podem gerar altos acumulados, nesse cenário podem-se deflagrar eventos de alagamento, enxurradas e inundações urbanas.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

O avanço da frente fria na região central do Brasil, auxilia na organização dos corredores de umidade no sul da região, promovendo o aumento das instabilidades no Acre e em Rondônia. Já na faixa leste da região, como no Pará e Tocantins, as chuvas serão provocadas, principalmente, pela combinação entre o calor e umidade. Esta condição leva à formação de chuvas isoladas e passageiras, no período da tarde, com potencial para temporais. Quanto às temperaturas, estas continuarão altas, destacando areas do Tocantins, Roraima, Acre e na porção norte do Amazonas.

Região Nordeste

As instabilidades apresentam um comportamento muito semelhante aos últimos dias, com uma massa de ar mais seco atuando no leste da região, mantendo o tempo firme no SEALBA, enquanto as chuvas provocadas pela ZCIT continuam atuando sobre o norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Além disso, os corredores de umidade devem provocar instabilidades ao oeste da região, onde são previstas chuvas na forma de pancadas isoladas e passageiras com acumulados de até 15 mm. A tendência indica uma redução das temperaturas ao norte da região, sobretudo entre o Maranhão e Ceará onde as máximas devem ficar abaixo dos 30°C.

Região Centro-Oeste

A chegada da frente fria na região deve organizar as instabilidades em toda a região, com pontuais que devem superar a marca dos  50 mm no decorrer do período, na forma de tempestades localizadas. Os destaques são para o norte do Mato Grosso do Sul, metade sul de Mato Grosso e sul de Goiás. Algumas projeções sugerem chuvas na ordem dos 70  mm na região do Alto Pantanal  (MT). Essas instabilidades também contribuem para a redução das temperaturas, embora ainda são esperados valores acima dos 30°C em áreas do norte do Mato Grosso do Sul, norte e leste de Mato Grosso e norte de Goiás. 

Região Sudeste

A chegada da frente fria promete trazer condições de tempo severo na região, especialmente sobre o estado do Rio de Janeiro, onde a média das projeções indicam mais de 100 mm em 24 horas. Assim os pontuais podem superar esses valores no decorrer do dia, trazendo uma situação de alerta para o estado. Essas chuvas intensas podem avançar para o Vale do Paraíba e sul do Espírito Santo. Em grande parte do estado de Minas Gerais as chuvas também devem ser intensas, com pontuais acima dos 50 mm ao longo do período. Contudo no extremo norte da região sudeste, as condições mais prováveis são de tempo firme e temperaturas ainda elevadas. Já nas demais regiões, com a maior presença de nebulosidade e chuvas, as temperaturas entram em declínio, colocando um ponto final no calor intenso. 

Região Sul

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio deve se estabelecer na região. Desta forma, as temperaturas entram em declínio nesta sexta-feira, com mínimas abaixo dos 10°C ao sul do Rio Grande do Sul e Serra Catarinense. Além da redução nas temperaturas, o tempo deve ser firme em praticamente toda a região, com apenas algumas instabilidades ocorrendo no leste de Santa Catarina, leste e norte do Paraná, com volumes que devem ser inferiores aos 10 mm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.