CI

MILHO: Colheita avança, revelando impactos do clima

Seca no Paraná, chuvas irregulares no Piauí e Bahia afetam produção


As condições climáticas influenciam a safra de milho em diferentes regiões do Brasil As condições climáticas influenciam a safra de milho em diferentes regiões do Brasil - Foto: USDA

O boletim semanal da Conab desta semana indica como o cenário climático vem afetando o milho em diferentes regiões do Brasil. Enquanto o clima seco facilita a colheita em Minas Gerais e Paraná, as chuvas irregulares prejudicam o desenvolvimento das lavouras no Piauí e Bahia.

Em Minas Gerais, o avanço na colheita da primeira safra de milho foi notadamente favorecido pelo clima seco, um fator que facilita as operações de campo e reduz os riscos de perdas na produção.  

Por outro lado, no Rio Grande do Sul, observa-se uma situação onde as lavouras mais tardias se beneficiaram da regularidade das chuvas, ainda que os volumes tenham sido baixos.  

Na Bahia, a divergência nas condições climáticas entre diferentes regiões do estado é evidente. No Oeste baiano, as lavouras apresentam um bom desenvolvimento, indicativo de um alinhamento favorável entre as necessidades hídricas das culturas e a disponibilidade de água. Contudo, no Centro-Sul do estado, a redução nas chuvas emerge como um fator limitante, comprometendo o pleno desenvolvimento das plantações.

No Piauí, o bom desenvolvimento das lavouras é uma nota positiva, embora as áreas semeadas no Norte do estado tenham sido adversamente afetadas pela irregularidade das precipitações.

O Paraná, enfrentou condições adversas devido ao tempo seco e quente, apesar de facilitar a colheita, isso potencialmente pode reduzir o potencial produtivo. 

Em Santa Catarina, a conclusão da colheita no Extremo-Oeste e as melhores produtividades observadas nas lavouras tardias refletem a capacidade de adaptação e o manejo agrícola eficaz frente às variáveis climáticas.

Enquanto isso, no Maranhão, Goiás e Pará, a condição das lavouras é descrita como boa, sinalizando um alinhamento favorável entre as práticas de manejo adotadas e as condições climáticas prevalentes.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 11 a 17 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%


Fonte: Conab

Com o avanço da colheita em pelo menos 37% das áreas monitoradas pela Conab, a safra de milho verão vem avançando num ritmo ligeiramente à frente da safra anterior, onde 35% das lavouras haviam sido colhidas no mesmo período. 

A colheita avança de forma mais significativa na região sul, enquanto áreas do nordeste ainda não registram o início das operações. 


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

 

Progresso da Colheita

  • Maranhão: Sem variação na semana (0.0%), mantendo-se estável em comparação à safra anterior.
  • Piauí: Sem variação na semana (0.0%), sem mudanças em relação à safra passada.
  • Bahia: Sem variação na semana (0.0%), um declínio significativo comparado aos 35.0% da safra anterior.
  • Goiás: Sem variação na semana (0.0%), uma queda em comparação ao 1.0% do ano passado.
  • Minas Gerais: Avanço de 7.0% na semana (de 15.0% para 22.0%), superando os 19.0% do período similar na safra anterior.
  • São Paulo: Crescimento de 5.0% na semana (de 40.0% para 45.0%), ainda abaixo dos 65.0% da safra passada.
  • Paraná: Aumento de 9.0% na semana (de 73.0% para 82.0%), significativamente acima dos 45.0% do ano anterior.
  • Santa Catarina: Leve aumento de 1.0% na semana (de 61.0% para 62.0%), abaixo dos 65.0% da safra anterior.
  • Rio Grande do Sul: Crescimento de 7.0% na semana (de 68.0% para 75.0%), acima dos 64.0% do mesmo período na safra passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.