CI

Milho: Colheita avança em meio a cenários distintos nos estados, diz Conab

Chuvas atrasam colheita em MG, mas não impedem avanço em outros estados


Conab detalha panorama da colheita de milho em diferentes regiões do Brasil Conab detalha panorama da colheita de milho em diferentes regiões do Brasil - Foto: USDA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou em seu boletim semanal, o andamento da colheita de milho no Brasil, destacando avanços em alguns estados e desafios em outros devido às condições climáticas favoráveis. Segundo o boletim, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí apresentam cenários favoráveis, enquanto Bahia, Maranhão e Pará apresentam situações variadas. Paraná e Santa Catarina finalizam ou progridem na colheita, com rendimentos irregulares.

Em Minas Gerais, a fase de colheita está progredindo, apesar dos desafios impostos pelas precipitações frequentes. Esta condição climática, embora possa atrasar operações de campo, até o momento, não tem impedido o avanço significativo das atividades de colheita.   No Rio Grande do Sul, observa-se que as áreas plantadas mais tardias estão apresentando um bom desenvolvimento. 

A Bahia apresenta um cenário misto, com as lavouras localizadas na região Oeste do estado mostrando um bom desenvolvimento. No entanto, as áreas do Centro-Sul enfrentam uma redução do potencial produtivo.

No Piauí, a situação é favorável, com a cultura agrícola se desenvolvendo sob boas condições climáticas.  O Paraná, praticamente finalizando as operações de colheita, está experimentando uma fase de tempo seco, que tem facilitado os avanços nas operações. Em Santa Catarina, a colheita está progredindo, com rendimentos variáveis.

No Maranhão, as lavouras estão sendo beneficiadas por chuvas regulares, uma condição que favorece o desenvolvimento das culturas. Por fim, no Pará, a cultura se desenvolve sob boas condições, reforçando a ideia de que a adequação climática é um fator determinante no desenvolvimento agrícola.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 25 a 31 de março de 2024
Percentual da área semeada nacional: 100%


Fonte: Conab

A colheita avança em pelo menos 32,9% das áreas monitoradas pela Conab. Porém nota-se que ao longo das próximas semanas a colheita deve ganhar mais ritmo, visto que 40,9% das lavouras estão em maturação.

Considerando os seis estados avaliados pela Conab, houve um avanço de  8.9% na colheita, em relação à semana anterior (de 24% para 32.9%), contrastando com os 50.7% do mesmo período na safra anterior.


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da colheita

  • Maranhão: Sem variação na semana (0.0%), igual ao mesmo período na safra anterior.
  • Piauí: Estável na semana (0.0%), sem dados da safra anterior para comparação.
  • Bahia: Aumento de 2.6% para 5.2% na semana (+2.6%), abaixo dos 45.0% do mesmo período na safra anterior.
  • Goiás: Sem variação na semana (0.0%), abaixo dos 3.0% do mesmo período na safra anterior.
  • Minas Gerais: Aumento de 28.0% para 34.0% na semana (+6.0%), abaixo dos 38.8% do mesmo período na safra anterior.
  • São Paulo: Aumento de 75.0% para 85.0% na semana (+10.0%), abaixo dos 95.0% do mesmo período na safra anterior.
  • Paraná: Aumento de 87.0% para 91.0% na semana (+4.0%), acima dos 66.0% do mesmo período na safra anterior.
  • Santa Catarina: Aumento de 78.0% para 80.0% na semana (+2.0%), acima dos 72.0% do mesmo período na safra anterior.
  • Rio Grande do Sul: Aumento de 76.0% para 80.0% na semana (+4.0%), acima dos 78.0% do mesmo período na safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.