CI

MILHO SAFRINHA: Chuvas trazem alívio MT; atenção no PR e MS

Próximo de encerrar, plantio do safrinha enfrenta desafios climáticos


Chuvas recentes trazem alívio às lavouras no Mato Grosso, enquanto déficit hídrico preocupa produtores no Paraná e Mato Grosso do Sul Chuvas recentes trazem alívio às lavouras no Mato Grosso, enquanto déficit hídrico preocupa produtores no Paraná e Mato Grosso do Sul - Foto: Freepik

As chuvas recentes trouxeram alívio para as lavouras no Médio-Norte do Mato Grosso, que antes apresentavam sintomas de estresse hídrico e assim, evidenciando a importância das precipitações para a manutenção da saúde das culturas em períodos crítico. 

Já o Paraná enfrenta um cenário de seca, com a ausência de chuvas significativas afetando o desenvolvimento das plantações, principalmente nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, onde a escassez de água começa a impor limites ao potencial produtivo.

No Mato Grosso do Sul, a irregularidade das precipitações resulta na redução do potencial produtivo no Centro-Sul, também vem limitando o potencial produtivo da cultura.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Em contrapartida, Goiás está registrando benefícios de chuvas regulares, com a maioria das lavouras em desenvolvimento vegetativo.  Em São Paulo, o plantio está quase finalizado, indicando uma progressão satisfatória dos trabalhos agrícolas, enquanto em Minas Gerais aumenta a preocupação com a incidência de cigarrinha nas lavouras.

Tocantins apresenta um quadro positivo, com culturas em bom desenvolvimento e condições adequadas para  realização dos tratos culturais.

No Piauí e no Maranhão, o plantio está sendo concluído e as lavouras apresentam boas condições No Pará, a semeadura está quase finalizada e as chuvas regulares favorecem o desenvolvimento das culturas, destacando a importância do regime de chuvas para a agricultura na região.

 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 25 a 31 de março de 2024
Percentual da área semeada nacional: 98,7%


Fonte: Conab

Com o plantio quase finalizado, as lavouras que foram semeadas no início da janela de plantio já estão atingindo a maturação, enquanto que boa parte passa pela floração. As atenções se voltam para o sul de Mato Grosso do sul e norte do Paraná, onde as lavouras em floração devem enfrentar um período com menor ocorrência de chuvas e temperaturas mais elevadas.

Já nas demais regiões produtoras, as condições se mostram adequadas para o desenvolvimento vegetativo.


Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da semeadura

 

  • Tocantins, Goiás e Mato Grosso: Finalizaram as operações de plantio
  • Piauí: Aumento de 15% no plantio (de 75% para 90%). Este aumento é menor em relação à safra anterior, que já estava completa.
  • São Paulo: Crescimento de 25% no plantio (de 70% para 95%). Um avanço significativo em relação à safra anterior, que estava em 80%.
  • Minas Gerais: Aumento de 4,4% no plantio (de 85,6% para 90%). Apresenta uma redução em comparação com a safra anterior, que estava em 96%.
  • Maranhão: Plantio estável (0% de variação). Praticamente sem alterações em comparação com a safra anterior (99%).
  • Mato Grosso do Sul: Crescimento de 2% no plantio (de 94% para 96%). Uma melhoria em relação à safra anterior, que estava em 89%.
  • Paraná: Aumento de 3% no plantio (de 96% para 99%). Este crescimento aproxima o estado do total alcançado na safra anterior (93%).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.