CI

Safra de frutas na Serra apresenta quebra na produção de até 71%

Produção de morango, porém não registrou perdas, segundo Emater


As expectativas iniciais para a safra 2015/2016 das frutíferas cultivadas na Serra gaúcha foram divulgadas na última quarta-feira (27.01), em Caxias do Sul, pelo presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, o levantamento da fruticultura foi realizado em todos os municípios produtores da região e contabilizou uma quebra na safra que varia de 17 a 71%, com exceção do morangueiro, que não registra perdas. Por enquanto, na Serra gaúcha, a colheita da uva prossegue até o próximo mês, a do pêssego já encerrou e a do caqui ainda nem começou.

Vários foram os fatores que provocaram essa quebra, afetando, no caso da uva, a produtividade, a qualidade e a rentabilidade bruta da atual safra, como o esgotamento fisiológico das plantas, após várias safras com alta produtividade, o clima, que apresentou muitas variações, com inverno atípico, que causou brotação irregular das gemas de folhas e de flores, e primavera com geadas e chuva acima da média, dificultando a polinização/fecundação das flores e o pegamento das frutinhas. Além disso, os dias encobertos favoreceram o surgimento de doenças nas plantas, exigindo tratamentos e elevando os custos de produção das frutas, que vêm apresentando qualidade abaixo do esperado, no que se refere à coloração, sabor e teor de açúcar.

A oferta reduzida das frutas tem provocado a valorização do produto, compensando as perdas. De modo geral, todas as espécies de frutíferas produzidas na Serra registram um aumento médio de 25% no seu preço, o que ameniza as perdas no volume produzido, impostas principalmente pelas condições climáticas, bem como as perdas financeiras para o agricultor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.