CI

Argentina lança campanha de “Boas Práticas Fitossanitárias”

conjunto coordenado de técnicas de aplicação de agroquímicos



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca argentino lançou uma campanha de promoção das “Boas práticas Fitossanitárias” para incentivar o uso correto de produtos químicos agrícolas. O anúncio foi feito na província de Santa Fe, com o objetivo de valorizar o cuidado com a segurança das comunidades, dos animais e do meio ambiente. 


No evento de lançamento foram desenvolvidas atividades demonstrando as diferentes operações de aplicação de produtos fitossanitários, realizadas tanto por equipamentos aéreos como por vias terrestres. O programa adaptou para o campo os padrões estabelecidos pelo órgãos federais para áreas periurbanas.

A campanha de “Boas práticas Fitossanitárias” inclui um conjunto coordenado de técnicas de aplicação de agroquímicos visando assegurar que o produto atinja sua máxima eficiência com o mínimo de 'deriva' (quando a nuvem de defensivos "vaza" para fora da faixa de aplicação).
As demonstrações programadas incluíram a descrição dos equipamentos de aplicação e o manejo de defensivos, preparação e transporte da mistura utilizada na pulverização, bem como a limpeza e o descarte correto das embalagens usadas para futura reciclagem.


Durante a jornada, as máquinas terrestres e aéreas foram reguladas de acordo com as condições reais de vento, temperatura e umidade, para pulverizar de maneira apropriada. Os especialistas explicaram como regular o tamanho de gota e medir a deriva resultante utilizando mostradores hidro sensíveis. 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Gabriel Delgado, ressaltou a responsabilidade dos produtores. “O Estado inclui todos, e neste sentido devemos manter um diálogo permanente entre o público e o privado para poder seguir avançando em políticas que melhorem a qualidade de vida. A articulação entre as instituições públicas e privadas são indispensáveis para atingir objetivos no curto, médio e longo prazo”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.