CI

Não se pode confundir aplicação com pulverização, diz especialista

Engenheiro agrônomo Carlos Dellavalle Filho destaca diferenças



O engenheiro agrônomo Carlos Dellavalle Filho destaca que, apesar de muitos considerarem sinônimos, há importantes diferenças de conceito entre aplicação e a pulverização de agroquímicos e fertilizantes foliares. “Quando analisamos em detalhe o aspecto técnico, observamos que são coisas diferentes”, alerta o especialista.


“Pulverizar é um processo mecânico de geração de grande número de pequenas partículas (as gotas) de uma calda (suspensão ou diluição...) de uma formulação comercial de produto químico (fungicidas, inseticidas ou herbicidas) ou um fertilizante foliar (nutrientes) em um líquido, geralmente água colocada em um tanque no pulverizador. O principal objetivo é produzir gotas com o máximo de cobertura possível com um volume de calda apropriada seguindo as recomendações contidas nos receituários agronômicos”, explica ele. 

“Aplicação é um processo pelo qual se coloca o produto químico ou fertilizante sobre o objetivo (alvo), ou seja, é a deposição das gotas com tamanho e densidade adequados ao objetivo proposto”, completa o engenheiro agrônomo.

Ele lembra que “não existe uma solução para todas as áreas ou fazendas ou culturas, cada situação é única. Devemos avaliar as aplicações para buscarmos qualidade na deposição dos produtos, evitando problemas de deriva e contaminação”.

Diante disso, diz Carlos Dellavalle Filho, três coisas são importantes para o sucesso na aplicação: “Produto Certo (Dose efetiva, principio ativo eficiente e registrado para o alvo, uso correto e seguro); Bem aplicado (Diâmetro da gota, deriva, deposição); e No momento certo (Condições em que o problema a ser controlado ou manejado apresenta-se mais suscetível ao produto aplicado).”


Confira também: Como evitar perdas em aplicações

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.