CI

Syngenta lança “Paisagens Multifuncionais” para preservar polinizadores na Argentina

Projeto integra estratégia “The Good Growth Plan”


A Syngenta lançou este mês o projeto global “Paisagens Multifuncionais”, que tem o objetivo de preservar a biodiversidade nativa e aumentar o número de insetos polinizadores (como abelhas e outras espécies) em áreas de cultivo agrícola. Refúgios compostos de ervas daninhas foram instalados na Estação Experimental da companhia na localidade de Santa Isabel (província de Santa Fe, Argentina).

Esses refúgios são plantados a uma distância entre seis a dez metros dos limites da lavoura, combinando invasoras como capim massambará (sorgo-de-alepo), gorga, caruru, cardo, trevo, buva e muitas outras espécies. Os insetos polinizadores se mantém vivos e ativos com as flores das ervas daninhas, mesmo durante as épocas de pousio.

“Temos que deixar de fazer o vínhamos fazendo. É maior o ganho de produção que pode oferecer este refúgio de plantas invasoras do que colher até o último metro, ou derrubar a flora nativa e, consequentemente, o alimento dos polinizadores”, afirma o Dr. Santiago Poggio, pesquisador e responsável pela coordenação da iniciativa Paisagens Multifuncionais em Santa Isabel.

O especialista conta que na Estação Experimental da Syngenta, que trabalha com o melhoramento de milho e soja, em apenas um ano já foi possível aumentar a flora e a diversidade de insetos polinizadores. “Esta estratégia pode ser manejada por um produtor que mantenha um calendário de atividades, data de semeadura, de pousio, etc. Não estamos buscando introduzir uma variável externa, mas que armem esses refúgios que naturalmente acompanham a produção”, sustenta Poggio.

Segundo o Dr. Marcelo Aizen, pesquisador do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina), mais del 90% das plantas depende – em maior ou menor medida – de insetos polinizadores, incluindo as principais culturas mundiais. “De forma indireta, os polinizadores são responsáveis por sementes, vitaminas e nutrientes. Apesar de suas diversas funções, costuma-se falar de uma só espécie [abelhas], mas a verdade é que existe uma grande diversidade. Mesmo entre as abelhas há mais de 20 mil espécies”, aponta.

De acordo com estudos, foram observados incrementos no rendimento de mais de 20% em cultivos como girassol, alfafa e colza (os três preferidos pelos polinizadores), e um pouco menos em outras culturas. O programa de Paisagens Multifuncionais integra a estratégia de sustentabilidade da Syngenta batizada de “The Good Growth Plan”, na qual um dos principais compromissos até o ano de 2020 é promover a biodiversidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.