CI

Agro: campeão também na Avenida


José Otavio Menten

A sociedade está valorizando cada vez mais o agro: compreendendo que praticamente tudo que se come vem do agro. Que a energia renovável e verde é produzida pelo agro. Que as fibras mais utilizadas e confortáveis são produzidas pelos agricultores! A população está entendendo que a vocação do Brasil é o agro. É neste setor da economia que temos vantagens em relação a todos os demais países do mundo. Temos solo, clima, gente e tecnologia para sermos os campeões! Isto foi mostrado no Carnaval do Rio de Janeiro neste ano. As escolas classificadas em primeiro e segundo lugar falaram do agro. A Vila Isabel, campeã, mostrou o todo. A Beija-Flor, segunda classificada, cantou o manga larga marchador. Uma maneira interessante de mostrar ao povo brasileiro e aos turistas estrangeiros que temos orgulho dos produtores rurais, dos profissionais da área, de todos os trabalhadores que se empenham em fazer com que o Brasil seja, de fato, o "celeiro do mundo", "a grande fazenda"! Já somos os primeiros em citros, café, frango, boi e logo seremos em soja. Somos importantes em feijão, algodão, milho, mandioca, frutas e hortaliças.

O que foi mostrado na Marquês de Sapucaí em 2013 vai ficar na memória de muita gente. A população brasileira é cada vez mais urbana; suas raízes agrícolas precisam ser fortalecidas. Através de uma festa popular como o Carnaval: onde duas escolas de samba de grande tradição assumem o agro como seus temas, é motivo de comemoração. A consolidação do agro depende muito da participação dos jovens, de mais brasileiros se interessando pela área. Isto depende muito da imagem e da reputação do setor. A imagem do agro está em construção. Sua reputação está sendo formada. É importante que o assunto seja bastante discutido por todos. Chega da imagem de que o agricultor é o Jeca Tatu. Que o empresário agrícola é o Coronel, explorador. Que o agricultor é o chorão, em busca de benesses do governo. O produtor rural brasileiro moderno é o empreendedor que usa tecnologia, que dá condições de trabalho aos seus empregados.

Trata-se de momento importante para o agro e para o Brasil. E também para o mundo que espera que nós cumpramos com as expectativas: de sermos os principais produtores de alimentos, atendendo a demanda prevista pelos órgãos internacionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.