CI

Dificuldades no Controle da Lagarta-da-Soja


Dirceu N. Gassen

Caracterização do problema

Nos meses de fevereiro e março, todos o anos, ocorrem problemas com ineficácia de inseticidas no controle da lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis). As dificuldades no controle da praga estão associadas ao desenvolvimento da soja, às características biológicas da lagarta, ao modo de ação de inseticidas e as estratégias de aplicação de inseticidas.

Crescimento das folhas de soja

Após o início da fase de floração as cultivares de soja com hábito de crescimento determinado param de crescer e não emitem novas folhas. As cultivares com hábito de crescimento indeterminado, depois do início da floração ainda produzem 3 a 4 folhas na extremidade superior e algumas folhas pequenas (brotos) nas inserções dos nós na parte mediana das plantas.

Hábitos alimentares da lagarta

As lagartas preferem consumir as folhas mais tenras (jovens). Por isso, na fase de crescimento vegetativo o desfolhamento causado pela lagarta-da-soja ocorre na parte superior das plantas. Após o início da floração cessa a formação de folhas novas e a lagarta permanece nas partes medianas e basais da planta consumindo os brotos novos.

Aplicação de inseticidas

Os inseticidas controlam a lagarta com facilidade por serem aplicados na parte superior das plantas (folhas novas) onde a praga se alimenta durante a noi-te.

Após o início da floração (sem folhas novas) as lagartas permanecem e se alimentam durante o dia e também à noite nas partes medianas e basais das plantas, não sendo atingidas pela aplicação convencional de inseticidas.

A ação de fumigação atribuída a alguns inseticidas também não ocorre. É difícil penetrar na massa de plantas de soja e as correntes de ar são ascenden-tes.

Em geral, os inseticidas agem na lagarta-da-soja por ingestão da folha com veneno e em menor escala pela absorção pelos tarsos quando caminham sobre superfícies contaminadas. O contato do inseticida sobre o corpo da lagarta e a inalação parece ter pouco efeito com o uso de inseticidas fosforados, carbamatos e piretróides.

Uso freqüente de piretróides

O uso continuado de inseticidas piretróides a mais de 15 anos pode estar selecionando populações tolerantes aos produtos desse grupo. Não há evidencias de populações de lagartas resistentes. Mas o uso de meia-dose (mistura com fisiológico ou com Baculovirus) é a metodologia de pesquisa indicada para seleção de populações resistentes. Isso pode estar ocorrendo em lavouras de soja.

Inseticidas de ação sistêmica

Os inseticidas de ação sistêmica como o monocrotofós (Azodrin, Nuva-cron) são eficazes no controle de lagartas e de percevejos em soja. Porém a eficácia independe da ação sistêmica. As lagartas consomem as folhas contaminadas com inseticidas e os percevejos caminham sobre as áreas contaminadas.

A ação sistêmica de inseticidas é sempre da base para o ápice (de baixo para cima), da base ou do meio da folha para as extremidades distais. Inseticidas sistêmicos aplicados nas folhas superio-res não circulam na planta, não protegem as folhas inferiores, não circula de cima para baixo nem de uma folha para outra.

A aplicação deve ser feita para garantir a melhor penetração possível nas partes inferiores das plantas de soja. O uso de “mangote” (cabo de aço com dois tratores nas extremidades) ou pul-verizadores com jato de ar sobre a barra provocam revolvimento da planta e de folhas e maior penetração dos produtos na base das plantas.

Sugestões

Para os casos de lavouras com infestação de lagarta-da-soja em fevereiro e março e com a soja apresentando folhas bem desenvolvidas (duras) sugere-se usar doses mais elevadas de inseticidas piretróides. Também se pode adicionar adjuvantes para facilitar a penetração da calda na parte mediana da massa foliar. Outra prática importante é melhorar a combinação de volume de água, tamanho de gotas e forma de aplicação para garantir maior penetração do inseticida na massa foliar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.