CI

Preservação ou conservação?


Julio Cesar Pascale Palhares

            Devido aos anos de descaso com as questões ambientais da produção animal, hoje e, ainda em um futuro próximo, estaremos sendo curativos em relação aos problemas ambientais advindos desta produção, pois estes problemas configuraram cenários de difícil resolução no curto prazo. As ciências ambientais têm como premissa básica se pautar por ações preventivas e não curativas, assim devemos ter atitudes imediatas no presente, para a resolução destes problemas, mas acompanhadas de avaliações que nos possibilitem antever o futuro para que este seja, realmente, sustentável.

            A Suinocultura e a Avicultura são produções animais inseridas nestas discussões ambientais, não só pelos agentes componentes destas cadeias produtivas, bem como das sociedades que as cercam. Seus problemas ambientais já não mais se limitam ao interior das propriedades, na verdade eles nunca se limitaram mas por uma falta de conhecimento e percepção das comunidades, somente nos últimos anos estas perceberam que os produtores não eram os únicos atingidos e responsáveis por estes problemas.

Os problemas se relacionam com o entorno de diversas formas, tais como: através da disposição incorreta de resíduos no solo, causando a poluição e contaminação deste e dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos; hoje se sabe que os odores provenientes dos resíduos podem impactar a saúde humana e ambiental, causando depreciação da qualidade de vida; o uso da água de forma abusiva por estas produções pode causar sua degradação quantitativa e qualitativa; a ausência de um manejo ambientalmente correto conduz a uma exploração excessiva dos recursos naturais, limitando as próprias produções, no futuro, de forma ambiental e econômica.

Estes são alguns exemplos de como estas duas cadeias produtivas podem se relacionar e impactar o meio ambiente. Mas porquê somente agora estamos despertando para estas questões e problemas?

Talvez pelo fato de somente há alguns anos estes estarem presentes nas discussões da sociedade. Um exemplo disso é a própria Constituição Brasileira promulgada em 1988 que em seu Artigo 225 diz "todos têm direito a um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."

A leitura deste Artigo nos leva a uma outra discussão, que deve acompanhar as discussões ambientais. Esta discussão está relacionada as questões técnicas das ciências ambientais. Até poderíamos resolver os problemas ambientais da Suinocultura e Avicultura sem um embasamento técnico e científico, mas com certeza isto iria ser um processo mais demorado e muito mais oneroso, para todos.

Este embasamento não deve se limitar as ações recuperadoras, como por exemplo: qual é tecnicamente o melhor sistema de tratamento para os dejetos de suínos? Mas deve ir além, isto significa estar baseado em uma teoria, de uma ciência e percepção relativamente novas.

Retornando ao Artigo 225, nota-se que a palavra "preservá-lo" faz parte deste. No cotidiano, podemos notar que as palavras "preservação" e "conservação" são utilizadas como se fossem sinônimas, sendo comum lermos ou ouvirmos: a água deve ser preservada ou a água deve ser conservada.

A busca pelo significado destas palavras em qualquer dicionário da língua portuguesa nos faz concluir que realmente as palavras são sinônimas. Segundo o Novo Dicionário Aurélio, preservação significa: "livrar de algum mal,...,conservar...". E conservação significa: "ato ou efeito de conservar(-se)." Mas o significado destas, considerando a teoria das ciências ambientais, nos conduz a outra conclusão.

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais, o significado de preservação é: "ação de proteger, contra a modificação e qualquer forma de dano ou modificação, um ecossistema, área geográfica, etc." O significado de conservação é: "utilização racional de um recurso natural qualquer, garantindo-se, entretanto, sua renovação ou sua auto-sustentação, difere da preservação por permitir o uso e o manejo da área."

            A partir destas definições fica a pergunta. A Suinocultura e a Avicultura devem preservar ou conservar o meio ambiente?

            A resposta correta seria: estas atividades produtivas devem fazer ambas, preservação e conservação.

            Elas serão preservacionistas, por exemplo, quando mantiverem a área de Mata Ciliar nas propriedades suinícolas e avícolas atravessadas por cursos de água, isto possibilita a preservação da água dos rios em quantidade e qualidade. E serão conservacionistas quando utilizarem a água de poços para a dessedentação dos animais de forma racional, ou seja, respeitando o tempo que a natureza leva para repor esta água, assim, a água estará disponível no longo prazo e os animais não sofrerão com a escassez deste recurso, assim como os seres humanos.

            Conclui-se que as atividades produtivas como a Suinocultura e a Avicultura devem desempenhar dois papéis fundamentais, o da preservação e o da conservação, o primeiro possibilitará a perpetuação destas como atividades produtivas no longo prazo, bem como da convivência pacífica com a sociedade que as margeia. O segundo contribuirá para, que no futuro, não discutamos mais os problemas ambientais de ambas pois os recursos naturais por elas utilizados, hoje, estarão sendo conservados, ou seja, se manterão em um padrão de quantidade e qualidade que os tornarão disponíveis para estas produções e para toda a sociedade.

            Com isto, dizer que a Suinocultura e a Avicultura devem ser somente preservacionistas seria e mesmo que dizer que estas atividades devem acabar, pois se forem somente preservacionistas não poderiam utilizar nenhum recurso natural. Sendo estas altamente dependentes destes recursos, a exploração irá acontecer sempre, mas deve se dar de forma conservacionista.

            Alguns podem pensar que estas discussões teóricas das ciências ambientais, relacionando-as aos problemas ambientais das produções animais, são perda de tempo, que temos problemas graves a serem resolvidos e não podemos perder mais tempo com discussões que não conduzem a soluções imediatas. Mas devemos lembrar que muitos dos problemas ambientais de hoje são fruto da falta de consideração da teoria, sendo que muitas delas são anteriores aos problemas, então porquê os temos?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.