CI

Colheita do arroz avança e mostra queda de produtividade. SAIBA ONDE

Dados atuais são inferiores aos do mesmo período do ano anterior


Foto: Pixabay

O boletim de Progresso de Safra da Conab revela avanços na colheita do arroz em diversas regiões do Brasil. De acordo com os dados apresentados, a colheita tem sido favorecida pelo clima mais seco, o que tem permitido uma maior eficiência na operação.

No Rio Grande do Sul, a região da Fronteira Oeste tem sido a mais adiantada na colheita, com 50% da área já colhida. Contudo, a estiagem tem causado perdas significativas na produção. Já na região Sul, a colheita está mais atrasada, com apenas 15% colhido, mas a expectativa é de produtividades melhores.

Em Santa Catarina, 63% da área semeada já foi colhida, enquanto 25% das lavouras estão em maturação. A produtividade tem sido variável, sendo influenciada principalmente pela disponibilidade de irrigação ao longo do ciclo produtivo das lavouras. Apesar disso, as lavouras se apresentam em sua maioria (95%) em boas condições.

Em Goiás, a colheita do arroz tem avançado, tendo sido iniciada na região de Flores de Goiás e finalizada na região de São Miguel do Araguaia. Nas demais áreas produtoras, a colheita ainda não começou.

No Maranhão, as lavouras de arroz sequeiro estão em boas condições, com a maioria das áreas em fase de floração e enchimento de grãos. Já no Tocantins, a região de Formoso é a mais adiantada na colheita.

Os dados do boletim da Conab indicam um cenário positivo para a produção de arroz no país, com avanços na colheita e lavouras em boas condições em várias regiões. Contudo, a estiagem tem sido um fator preocupante para os produtores do Rio Grande do Sul, que enfrentam perdas significativas.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 19 a 25 de março de 2023

Os dados apresentados indicam uma queda no avanço da colheita em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que pode ser considerado negativo para os produtores. O que pode trazer um impacto negativo na produção nacional.

Mesmo assim, em Tocantins, houve um aumento de 5% no avanço da colheita em relação à semana anterior, com um índice 15% superior a safra de 2022. No Maranhão, o avanço permaneceu o mesmo em comparação com a semana anterior.

No Mato Grosso, houve um atraso no avanço da colheita em relação ao mesmo período do ano passado, com uma taxa atual de apenas 13,3%, enquanto em 2022 a taxa era de 18,5%. Já em Goiás, a queda foi mais significativa, com a taxa atual sendo de apenas 20%, em comparação com 97% no ano anterior.

Em Santa Catarina, houve um aumento no avanço da colheita em relação à semana anterior, mas a taxa atual ainda é menor do que a do ano anterior. No Rio Grande do Sul, houve uma queda acentuada na taxa de avanço da colheita, com a taxa atual sendo de apenas 34%, em comparação com 50% no mesmo período do ano anterior.

Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.