CI

Café Colombiano: condições favoráveis em áreas de cultivo de café

O clima na Colômbia melhorou de maneira desigual


Foto: Divulgação

O clima melhorou na Colômbia, mas não de maneira uniforme. Enquanto algumas regiões relatam índices favoráveis de vegetação, precipitação e temperaturas adequadas, essa tendência não abrange todas as áreas de cultivo de café.  “Além disso, o clima mais seco esperado nos próximos dias pode ajudar na colheita da safra principal, mas atenção é necessária para a mitaca. Adicionalmente, o país reduziu os volumes de exportação além do necessário para acomodar a redução na produção em 22/23, com produtores à margem, relutantes em vender aos níveis de preços locais ao longo de todo o ciclo. Consequentemente, o país inicia o ciclo 23/24 com estoques iniciais mais altos”, aponta Natália Gandolphi, analista de Café da hEDGEpoint Global Markets.

Em conjunto, a produção ligeiramente maior, já observada nos primeiros meses do ciclo, também contribui para o aumento da disponibilidade. A situação sugere que os diferenciais colombianos permanecerão sob pressão devido aos níveis de estoque/utilização esperados para o ciclo 23/24, que se estende até setembro. Ainda que tenha uma recuperação na disponibilidade, a exportação de café solúvel não tem acompanhado essa tendência. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela FNC (novembro de 2023), as exportações colombianas de café solúvel apresentaram uma tendência de queda.

“Em 2023, o país registrou exportações de 537 mil sacos, marcando uma redução de 17% em comparação com o mesmo período de 2022 (644 mil sacos) - uma tendência que foi observada apesar do volume total de exportações mais alto em novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, diz a analista.

Enquanto a Colômbia lida com condições climáticas desiguais que afetam diferentes regiões cafeicultoras, o setor agrícola enfrenta desafios para mitigar o impacto nas colheitas.

De acordo com Natália, “a postura firme ao iniciar o ciclo 23/24 reflete uma abordagem proativa para lidar com a dinâmica em evolução da produção e exportação. No entanto, a tendência decrescente nas exportações de café solúvel adiciona uma camada de complexidade, destacando a necessidade de estratégias para enfrentar as demandas do mercado”.

Em conclusão, embora a Colômbia se beneficie das condições climáticas melhoradas em algumas regiões, a indústria do café está navegando por uma paisagem complexa. Os desafios impostos por padrões climáticos variáveis e dinâmicas de exportação sugerem que, embora o aumento na produção esperado para 23/24 contribua apenas ligeiramente para compensar o cenário deficitário observado no país nos últimos anos, os estoques permitirão uma maior disponibilidade - o que, por sua vez, pode exercer pressão sobre os diferenciais.

Com informações a assessoria*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.