CI

Café oscilam com força neste começo de ano

Forte volatilidade nos preços no início de 2024 devido a múltiplos fatores


Foto: Pixabay

Os preços do café arábica no mercado interno do Brasil estão experimentando intensas oscilações neste início de 2024, conforme apontam dados divulgados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Especialistas do Cepea destacam que essa volatilidade é resultado da interação de diversos fatores, incluindo condições climáticas adversas nas plantações brasileiras, variações no câmbio e especulações relacionadas à oferta do grão.

A influência do clima sobre as lavouras, as flutuações nas taxas de câmbio e as especulações sobre a oferta têm contribuído para um cenário de mercado dinâmico, impactando diretamente os preços do café arábica. Projeções indicam um aumento no volume de chuvas a curto prazo, o que, por sua vez, é visto como favorável para as condições dos cafezais, especialmente para o desenvolvimento e enchimento dos grãos. Entretanto, esse contexto exerce pressão sobre as cotações, dadas as complexidades do mercado.

Por outro lado, agentes do setor, consultados pelo Cepea, estão atentos à peculiaridade da atual temporada, marcada por fortes ondas de calor e escassez de chuva no início do ciclo. Essas condições climáticas adversas foram observadas em praticamente todas as principais regiões produtoras do Brasil, resultando em expectativas de uma menor produção e, consequentemente, impulsionando os preços do café arábica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.