CI

Argentina em alerta: termômetros 7°C acima do normal

Trigo passa pela floração e o plantio segue em áreas de girassol


Foto: Pixabay

A Argentina, conhecida por sua vasta extensão agrícola e diversidade de culturas, enfrentou uma semana de calor e chuvas irregulares. O relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), traz uma análise detalhada das condições agrometeorológicas que impactaram diretamente o setor agrícola do país.

As temperaturas máximas médias da semana mostraram-se elevadas em grande parte do centro e norte do país. Em particular, áreas do noroeste argentino registraram temperaturas até 7°C acima dos valores históricos. Rivadavia, por exemplo, alcançou uma média de 35°C. Por outro lado, as temperaturas mínimas médias mantiveram-se entre normais a mais cálidas, com destaque para Posadas, que registrou 15°C, e Río Grande, com -1,1°C.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

A semana também foi marcada por precipitações significativas em áreas específicas. A Patagônia noroeste, o NEA e o sudeste de Buenos Aires foram as regiões mais afetadas. Os acumulados mais expressivos foram observados no leste das províncias de Rio Negro, Neuquén e Chubut, com valores entre 86 mm e 107 mm. No entanto, o centro do país e áreas do norte continuam com déficit hídrico, aguardando por chuvas mais consistentes.

Já o monitoramento por satélite realizado com o indicador de vigor das lavouras, apresenta grandes variações. Enquanto algumas áreas do leste patagônico mostraram valores de NDVI abaixo da média ou do mínimo histórico, outras regiões, como o Litoral e NOA, registraram anomalias positivas, indicando uma vegetação mais saudável e vigorosa.

No que diz respeito às lavouras de trigo, ocultivo finalizou o crescimento vegetativo em toda a área implantada. Nas zonas de Chaco, Santiago del Estero, Corrientes e Santa Fé (norte), o cereal finalizou a etapa de floração e avançou para as primeiras etapas do enchimento de grãos. De maneira geral, o estado do cultivo é bom, com algumas áreas em estado regular. 

Ao mesmo tempo, o plantio do girassol continua na zona norte da região do girassol (Chaco, Corrientes, Entre Ríos e Santa Fé). A nível nacional foram atingidos 15% da área com intenção de plantio.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.