CI

Colheitas são beneficiadas pelo clima no norte da Europa

Perspectivas de rendimento pioradas para as culturas de verão no sudeste da Europa


Foto: Divulgação

A Comissão Europeia revelou recentemente uma revisão em baixa das variações de rendimento para as colheitas de milho e girassol na União Europeia (UE). Segundo dados publicados no repositório de publicações, The JRC Publications Repository, a revisão para baixo é atribuída principalmente a uma proteção nas perspectivas das culturas de verão na Hungria, Romênia, Bulgária e Grécia.

Veja também: EUROPA: chuvas intensas recuperam umidade do solo

Uma análise revelou que a primeira metade do outono na maior parte da Europa contou com temperaturas altas, sendo uma das mais quentes desde 1991. As regiões do norte da Europa se beneficiam especialmente com temperaturas amenas, níveis adequados de exposição no solo e alta exposição solar, criando um ambiente propício ao crescimento, maturação e colheita das culturas de verão. Estas condições também favoreceram a preparação do solo e da semeadura para as culturas de inverno.

Entretanto, o sul da Europa apresentou um cenário totalmente diferente. Nas áreas específicas da Bulgária, Hungria, Romênia e Grécia, as temperaturas extremamente elevadas foram acompanhadas por níveis alarmantemente baixos de ocorrência. Essas condições adversas impactaram as colheitas de milho e girassol nessas regiões, levando à revisão para baixa variação de rendimento.

Além disso, as condições de solo seco e duro nas mesmas regiões, juntamente com partes da Ucrânia, Eslovênia e Croácia, prejudicaram a semeadura e a emergência das culturas de inverno, especialmente a colza. Enquanto isso, na Estônia e na Finlândia, as culturas de inverno foram afetadas por condições moderadas e úmidas, dificultando a semeadura.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.