CI

Ucrânia pode processar países vizinhos por proibição de cereais

Polónia, Eslováquia e Hungria impuseram proibições depois de um influxo de cereais ucranianos ter levado a protestos


Foto: Divulgação

Kiev está considerando processar a Polónia, a Hungria e a Eslováquia pelas proibições aos produtos agrícolas ucranianos, informou o meio de comunicação Político. A revista citou na segunda-feira o representante comercial ucraniano, Taras Kachka, dizendo que Kiev também poderia impor medidas recíprocas à Polónia se Varsóvia não abandonasse as suas medidas adicionais. “Seríamos forçados a retaliar sobre os produtos adicionais e proibir a importação de frutas e vegetais da Polónia”, disse ele.

Em Maio, a União Europeia restringiu os cereais ucranianos para permitir que a Polónia, a Bulgária, a Hungria, a Roménia e a Eslováquia proibissem as vendas internas de trigo, milho, colza e sementes de girassol ucranianos, ao mesmo tempo que permitia o trânsito de tais cargas para exportação para outros locais.

Embora a restrição tenha expirado na semana passada, Varsóvia, Bratislava e Budapeste anunciaram as suas proibições aos cereais ucranianos e disseram que estavam a agir no interesse das suas economias e que a medida se destinava a proteger os seus agricultores.

Os três países queixaram-se de que o excesso de cereais ucranianos ameaça os seus mercados internos. “Penso que a Hungria está aqui a fazer uma declaração política de que quer bloquear o comércio com a Ucrânia e também ignorar completamente Bruxelas. E é por isso que penso que este é um movimento muito ousado contra nós dois de Budapeste”, disse ele.

A UE permitiu que a sua proibição expirasse na sexta-feira, depois de a Ucrânia ter dito que tomaria medidas para reforçar o controlo das exportações para países vizinhos.

Kachka disse que Kiev está pronta para “assumir a responsabilidade de garantir que as exportações da Ucrânia não criem nenhum tsunami nos países vizinhos” e que imporia um sistema de licenças de exportação “em tempo real” para grãos. Mas o responsável ucraniano também destacou que a decisão de aplicar as suas proibições sem o apoio da UE levantou “a maior preocupação sistêmica” se os parceiros não puderem confiar que Bruxelas fala em nome do bloco.

Segundo o Político, Kiev também planeja processar os países da Organização Mundial do Comércio, e não através do seu acordo comercial com a UE. “Penso que todo o mundo deveria ver como os estados membros da UE se comportam em relação aos parceiros comerciais e à sua própria união, porque isso também pode influenciar outros estados”, acrescentou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.