CI

Atração de indústrias de fertilizantes é uma das apostas para fortalecer setor agrícola no Tocantins

A indústria de fertilizantes está no foco da ação do Governo do Tocantins, que tem se empenhado, por meio da Seden, para atrair aos empresários do setor.


Um dos segmentos da cadeia de produção agropecuária, a indústria de fertilizantes está no foco da ação do Governo do Tocantins, que tem se empenhado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), para atrair ao Estado empresários do setor. Com este propósito, o secretário Alexandro de Castro, acompanhado do diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos, Paulo Mendonça, reuniu-se com o diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, em Ribeirão Preto (SP). A reunião foi parte da agenda do gestor durante a 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow 2016, que se encerra nesta sexta-feira, 29.

Após uma explanação do cenário atual de transporte e logística do Estado, detalhando os avanços alcançados para facilitar o escoamento da produção e as vantagens decorrentes desta situação para favorecer a agroindústria, Alexandro de Castro explicou a importância para o Tocantins de ter ampliado em seu território o volume de indústrias do ramo de fertilização. Esta é parte da estratégia do Estado para fortalecer a cadeia do agronegócio, tendo a indústria de fertilizantes como parte da ação de pré-produção e as indústrias de processamento, na outra ponta, gerando produtos com valor agregado e fomentando outros tipos de produção, ampliando a cadeia e atraindo cada vez mais investidores.

O presidente da Anda enfatizou a representatividade do Tocantins na agricultura brasileira, com destaque para o fato de o Estado compor o Matopiba, região de fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “O Tocantins está dentro de uma fronteira agrícola importantíssima e está crescendo a taxas, vamos chamar assim, quase três vezes maior do que o Brasil. Então, é muito importante o desenvolvimento desse estado e todos os projetos que estão lá”, destacou.

Do encontro, ficou pré-agendada outra reunião, que deve ocorrer entre os dias 15 e 22 de maio, para que o Governo e a entidade possam aprofundar as discussões com a finalidade de analisar demandas específicas do setor, para se criar um ambiente e ainda mais atrativo. “Vamos tentar fazer um alinhamento conjunto para motivar e superar todas as eventuais dificuldades”, apontou David Roquetti Filho, citando como desafio para a indústria de fertilizantes questões como, por exemplo, a legislação tributária.
“Nós estamos num momento de, ao longo deste e do próximo ano, atrair os investidores que queiram participar desse processo de industrialização do Tocantins”, completou o secretário Alexandro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.