CI

Etapa inicial do Rally da Safra indica crescimento da safra de soja

Para milho verão, perspectiva é de queda, segundo novos dados da Agroconsult, organizadora da expedição


Com o final dos trabalhos em campo das três primeiras equipes do Rally da Safra 2015, a Agroconsult revisou hoje os números da safra 2014/15 de soja e milho. A produção de soja foi revisada para 94,7 milhões de toneladas, aumento de 828 mil toneladas em relação ao último relatório, divulgado em 22 de janeiro, e de 10% sobre 2013/14. A estimativa para área plantada é de 31,7 milhões de hectares, com expansão de 5% em relação à 2013/14. A estimativa foi revisada para cima porque o bom desempenho das lavouras de soja no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul compensou perdas já registradas em Minas Gerais e Goiás.

Com relação ao milho verão, a projeção é de uma safra de 29 milhões de toneladas, levando a redução de 979 mil toneladas em comparação ao último relatório e de 8,5% sobre 2013/14. Para o Centro-Sul, a produção estimada é de 23,4 milhões de toneladas (queda de 9% sobre 2013/14). A perspectiva de área plantada foi revisada para 6,2 milhões de hectares (redução de 7% sobre 2013/14). Para o Centro-Sul, a área estimada é de 3,6 milhões de hectares (queda de 12% sobre 2013/14). Os novos números de safra serão apresentados hoje, 5ª feira, dia 26, por André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio diretor da Agroconsult, no seminário sobre previsão de safra da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). 

Para o milho segunda safra, a produção foi revisada para 50 milhões de toneladas (4% maior em relação à 2013/14) e a área plantada está estimada em 9,7 milhões de hectares (aumento de 2 % sobre 2013/14). O plantio segue o ritmo da colheita de soja e as chuvas regulares favorecem o desenvolvimento das lavouras. 

Equipe 4 MT/PA/TO
Técnicos do Rally da Safra avaliaram, esta semana, lavouras de soja nas regiões Médio- norte e Nordeste do Mato Grosso, principais fronteiras agrícolas do Estado, visitando áreas em Sorriso, Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte, Canarana, Querência e Vila Rica, onde a soja vem ganhando novas áreas a cada safra. Amanhã, a expedição deixará o Estado e seguirá para outra área de expansão - Redenção, no Pará - chegando a Araguaína (TO) no sábado, quando a Equipe 4 encerra os trabalhos.

Equipe 5 MAPITO-BA
Com concentração em Araguaína, a Equipe 5 dá a largada nesta 2ª feira, dia 02 de março, com destino a Balsas e Campos Lindos, no Maranhão, onde permanecerá avaliando lavouras na 3ª feira. Em seguida, seguirá para Uruçuí e Bom Jesus, no Piauí, na 4ª e 5ª feiras, encerrando essa etapa na 6ª feira, dia 06, em Barreiras (BA).

Roteiro
Na sequência da expedição, as Equipes 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 10 e 18 de março no Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. 

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1. 

A largada do Rally da Safra 2015 ocorreu no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão realizados 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult e apresentadas palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços. 

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra
 
EQUIPE 5 - SOJA    
 
DATA MUNICÍPIO UF OBSERVAÇÃO
01/mar dom Araguaína TO Concentração da Equipe
02/mar seg Balsas/Campos Lindos MA Pernoite
03/mar ter Balsas MA Pernoite
04/mar qua Uruçuí PI Pernoite
05/mar qui Bom Jesus PI Pernoite
06/mar sex Barreiras BA Final da Etapa / Dispersão
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.