CI

Grande público participa de Dia de Campo em Soledade

80 agricultores participaram nesta sexta-feira do Dia de Campo sobe Conservação do solo e MIP


Cerca de 80 agricultores dos municípios de Soledade, Espumoso e Mormaço participaram nesta sexta-feira (24/02) do Dia de Campo sobe Conservação do solo e Manejo Integrado de Pragas (MIP), realizado na propriedade da família do agricultor Vinícius Ottoni, na localidade de Rincão do Bugre, interior do município de Soledade.

Na propriedade da família Ottoni está implantada uma Unidade de Referência Técnica (URT) nas áreas de MIP e Solos. O evento teve por objetivo apresentar os resultados obtidos com o trabalho de construção de terraços e plantas de cobertura para conservar e melhorar a qualidade do solo e, também, o controle de doenças e pragas através do monitoramento das lavouras.

Divididos em grupos, os agricultores percorreram cinco estações temáticas, as quais abordaram temas como MIP pelo assistente técnico do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Josemar Parise, e pelos técnicos em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Dalvo Acari e Rodrigo Soares Antunes; Conservação do Solo, pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Roger Terra de Moraes, o anfitrião Vinícius Ottoni e pelo representante da Penergetic, Elias Abel Barboza; Tecnologia da Aplicação de Defensivos Agrícolas, pelo gerente de vendas da Augustin, Ronaldo Anoni; Plantabilidade e Qualidade de Sementes, foi exposto pelo engenheiro agrônomo da Coagrisol, Alvaro Blusamerelo, e pelo técnico agrícola da Coagrisol, Rudimar Hubner; e, finalizando as estações, foi trabalhada pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Osmar Rodrigues, a Fisiologia Vegetal para a Plantabilidade.

A chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Soledade, Juliane Pires da Conceição, destacou a participação do público no evento. "Apesar da chuva que caiu ontem à noite e no começo da manhã, o público atendeu as nossas expectativas. Os agricultores interagiram com os técnicos de cada estação, que vão desde o cuidado com o solo, a escolha das sementes e o controle de pragas e doenças", frisa Juliane.

O Dia de Campo sobre Conservação do Solo e MIP foi promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Coagrisol, Embrapa, Augustin e Penergetic. O vice-presidente da Coagrisol, José Luís Leite dos Santos, destacou a importância das parcerias para melhorar o desenvolvimento da agricultura. "A Emater tem uma equipe de profissionais qualificados e junto com os técnicos da Cooperativa se somam em prol do desenvolvimento agropecuário de Soledade e dos municípios da região. A Emater presta um serviço qualificado e diferenciado ao produtor e a filosofia da Coagrisol é desenvolver o agronegócio, então fazemos essa parceria que fica bom para todos: Emater, Coagrisol e agricultores, beneficiando todas as áreas. O importante é fazer a diferença", frisou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.