CI

Recurso para manutenção de pesquisa na Embrapa será garantido

Objetivo da proposta é garantir a manutenção do investimento em pesquisas


Foi aprovado o projeto (PLS 201/2014) do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) que garante que os recursos obtidos a partir de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa devam ser reinvestidos totalmente na própria unidade de origem que realizou o trabalho científico. O projeto recebeu o parecer favorável do senador Waldemir Moka (PSDB-MS) na comissão de Agricultura do Senado. Agora, a matéria será encaminhada à comissão de Ciência e Tecnologia.

O objetivo da proposta é garantir a manutenção do investimento em pesquisas. Figueiró alega que a falta de recursos prejudica o andamento do projeto e a busca por inovações científicas. Ele explica que a transferência ao Tesouro Nacional, via Embrapa Central, dos recursos gerados pelas pesquisas acabam muitas vezes não retornando à unidade que desenvolveu o trabalho.

Em seu relatório, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) ressaltou o protagonismo da Embrapa no desenvolvimento e modernização da agropecuária brasileira ao longo dos últimos 40 anos. Ele disse que apesar de ter personalidade jurídica de direito privado, a Embrapa não dispõe de regulamentação adequada para gerir seus recursos humanos e materiais de forma ágil e flexível. “A proposta de Figueiró tem mérito no sentido de evitar descontinuidade das pesquisas, ao estabelecer que os recursos obtidos a partir dessas pesquisas devam ser reinvestidos na própria unidade de origem”, comentou Moka.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.