CI

Desenvolvimento das pastagens no Sul do Brasil

Na região de Bagé, a semeadura das pastagens anuais de verão está em andamento


Foto: Divulgação

As condições meteorológicas foram favoráveis em razão dos dias mais longos e das temperaturas moderadas, impulsionando o crescimento das pastagens perenes e anuais de verão. A umidade do solo adequada beneficiou o desenvolvimento das forrageiras. O pastejo dos animais continua principalmente nas áreas de campo nativo. Conforme o último Informativo Conjuntural da Emater/RS, diversas regiões do sul do Brasil estão apresentando diferentes cenários no que diz respeito ao desenvolvimento das pastagens.

Na região de Bagé, a semeadura das pastagens anuais de verão está em andamento, visando explorá-las até as primeiras geadas. Nesse momento, ocorrerá a transição para pastagens de aveia.

Em Caxias do Sul, os campos nativos, especialmente em áreas de altitude, demonstraram um desenvolvimento positivo, proporcionando pastagem de alta qualidade.

Erechim, por sua vez, registrou o retorno das chuvas, contribuindo para retomar o desenvolvimento das pastagens de verão. Já em Frederico Westphalen, as pastagens estão crescendo rapidamente devido à maior incidência solar e à boa disponibilidade de água no solo.

Ijuí reporta que as forrageiras perenes de verão mantêm uma produção elevada, embora demonstrem uma concentração maior de colmos e talos. Em Passo Fundo, destaca-se o aumento da intensidade no controle da formiga cortadeira e das plantas invasoras nas áreas de pastagens nativas e cultivadas.

Na região de Pelotas, o campo nativo apresenta bom desenvolvimento, mas o plantio de pastagens de verão, como milheto e capim sudão, está atrasado devido às chuvas intensas.

Santa Maria relata um satisfatório desenvolvimento das áreas já implantadas, favorecidas pelo clima seco e ensolarado. Em Santa Rosa, o tempo quente, aliado às chuvas frequentes, está promovendo o rápido rebrote das forrageiras, com atividades de corte e confecção de feno em andamento.

Finalmente, em Soledade, a melhora da insolação e da umidade do solo beneficiou as pastagens, resultando em um aumento na produção de massa verde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.