CI

Evento em Luís Eduardo Magalhães discute produtividade e sustentabilidade da soja na Bahia

Evento será no dia 08 de outubro


No próximo dia 8, quinta-feira, haverá o Fórum Regional de Máxima Produtividade e Sustentabilidade da Soja. Abiove participa do evento no auditório do Senar-BA. 

Importante evento em Luís Eduardo Magalhães, na região do Oeste baiano, acontece no dia 8 de outubro, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) em parceria com a Fundação Bahia, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e de Barreiras.

A Bahia é o sexto produtor nacional de soja. Os produtores do Oeste baiano desde o ano passado participam do Programa Soja Plus de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural.

No evento, será anunciada oficialmente a parceria entre a Abiove, coordenadora nacional do Soja Plus, a Aiba e a Fundação Solidaridad, que estará representada por Harry van der Vliet. As três entidades assinaram recentemente um convênio para fortalecer o desenvolvimento do Soja Plus no Oeste baiano. O projeto denomina-se “Fortalecendo o Programa Soja Plus no Oeste da Bahia: um passaporte para valorização da soja no mercado europeu”. 

A Fundação Solidaridad, ONG de origem holandesa com presença em mais de 50 países, faz a gestão do SFTF (Soy Fast Track Fund) na América do Sul. Esse fundo foi criado pelo IDH, Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH pela sigla em holandês), organização que fomenta a sustentabilidade de cadeias internacionais de comércio. Com recursos do fundo SFTF, o projeto tem o objetivo de ampliar o impacto positivo do programa Soja Plus no Oeste da Bahia, por meio do atendimento a um número maior de propriedades.

São nove os municípios que concentram a produção da oleaginosa na Bahia: Baianópolis, Barreiras, Côcos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério. Em 2016, haverá nove cursos específicos sobre legislação ambiental nesses municípios. 

O projeto com a Solidaridad espera atingir mais de 100 sojicultores e reforçará as atividades do Soja Plus por meio de cursos, palestras sobre qualidade de vida no trabalho (saúde e segurança ocupacional), assistência técnica individual nas fazendas e fornecimento de material para a melhoria da gestão das propriedades rurais. Outros cursos versarão sobre questões ambientais, entre elas, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que na Bahia tem como equivalente o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). 

Em meados de junho, ofereceram-se cursos sobre o Cefir e o licenciamento ambiental para 130 participantes em Luís Eduardo Magalhães. 

No âmbito do projeto com a Solidaridad, o Soja Plus Bahia já produziu 5 mil manuais ilustrados para orientar o produtor rural sobre como se ajustar ao novo Código Florestal e como cumprir a legislação ambiental estadual da Bahia. 

Para a Solidaridad e o IDH, a parceria com o Soja Plus é uma oportunidade para fortalecer iniciativas: 1) de apoio aos produtores nas boas práticas socioambientais e de gestão, que permitem uma melhor produtividade; 2) de estímulo ao acesso a novos mercados: 3) de melhoria da sustentabilidade da propriedade.

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e técnicos da Aiba, foram visitadas 48 propriedades em julho. “Esse programa piloto foi um excelente termômetro para identificar uma grande demanda dos produtores do Oeste da Bahia pela capacitação socioambiental oferecida pelo Soja Plus. Todas as propriedades visitadas pediram para receber novas visitas de acompanhamento”, diz Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove e coordenador nacional do Soja Plus.

Os parceiros do Soja Plus na Bahia são a Abiove, a Aiba, o Banco do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Programação do dia 8 de outubro – O evento, das 14h às 20h, analisará temas, como: custo da produção agrícola no Oeste baiano; manejo integrado da cultura para o controle de doenças da soja; deficiências e desafios da logística; cenário e perspectivas para a próxima safra. 

Está prevista a abertura do Fórum Regional da Máxima Produtividade e Sustentabilidade da Soja. Haverá apresentações da Fundação Bahia e do Cesb e será aberto o Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2015/2016. Os participantes do evento conhecerão o ‘case’ campeão do Desafio safra 2014/2015 da região Nordeste. 

Às 19h30, o Soja Plus Bahia estará em destaque, com palestras sobre a sustentabilidade da soja a cargo de Bernardo Pires e Ivanir Maia, diretor de relações institucionais da Aiba. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.