CI

Trabalhos de dragagem iniciam no São Francisco para facilitar escoamento da soja e algodão da Bahia

Canal hidroviário é fundamental para transportar produção provenientes do Oeste baiano



Os trabalhos de dragagem no canal da hidrovia do São Francisco já começaram para garantir a passagem do comboio – composto de empurradores, dique flutuante e barcaças – que transporta grãos, em especial caroço de algodão, provenientes do Oeste baiano. Os trabalhos devem ser concluídos em 90 dias.

A ação é fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e visa à melhoria da navegabilidade no canal.

O trecho de 320 quilômetros onde os 21 pontos críticos estão sendo dragados perpassa os municípios de Ibotirama, Muquém do São Francisco, Morpará, Barra, Xique-Xique e Pilão Arcado. 

O procedimento de dragagem consiste na retirada de sedimentos (areia ou cascalho) do fundo do rio nos trechos críticos à navegação, aumentando o calado (profundidade) para que as embarcações não encalhem. 

Com esse serviço, os trechos serão desobstruídos, o que facilitará o escoamento das safras agrícolas provenientes do Oeste baiano, principalmente soja e algodão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.