CI

Como fazer o manejo de nutrientes no tomate?

As plantas têm uma exigência moderadamente alta de nitrogênio


Foto: Divulgação

Tomates bem nutridos dão aos agricultores um bom rendimento. O tomaticultor deve satisfazer as necessidades da cultura fornecendo nitrogênio, fósforo e potássio suficientes. Sendo uma das culturas mais populares cultivadas em todo o mundo. Eles podem ser plantados em quintais ou jardins, mas é preciso ficar atento à adubação.

Os especialistas explicam que as plantas de tomate devem ser fertilizadas também com orgânicos (esterco animal), por ser rico em de nitrogênio. As plantas têm uma exigência moderadamente alta de nitrogênio, para promover melhor crescimento, floração e frutificação. Aproximadamente um quarto do nitrogênio é aplicado no plantio, enquanto o restante é aplicado nas primeiras seis a oito semanas de crescimento em intervalos de duas a três semanas. 

Com ênfase em produtos orgânicos, Doreen Nampamya, pesquisadora associada ao Programa Coreano para Cooperação Internacional em Tecnologia Agrícola (Kopia) que apoiam o cultivo de tomate, repolho chinês, berinjela, entre outros, aponta alguns caminhos a serem seguidos neste processo. “O nitrogênio é necessário em grandes quantidades porque normalmente é o nutriente mais facilmente perdido no solo”, diz Nampamya.

 O tomate também requer altos níveis de potássio, já que níveis adequados de potássio, resultam em melhor cor, sabor, firmeza, açúcares, ácidos e sólidos da fruta, além das células vegetais serem fortalecidas. Em relação ao fósforo, ele é responsável pelo desenvolvimento das raízes, floração precoce e frutificação, garantindo um crescimento mais vigoroso para a planta. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.