CI

Dimarzio está otimista quanto ao fim do embargo à carne


Recém chegado da Rússia, onde discutia questões sobre o embargo russo à carne brasileira, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio, ministro interino na ocasião, esteve presente na Pork Expo América Latina.

Durante coletiva de imprensa, Dimarzio ressaltou os esforços do Ministério frente a questões políticas e sanitárias. Reforçando a importância de possuir programas de ratreabilidade e segurança, outro tema abordado foi o aumento das verbas para questões sanitárias para este ano e o próximo. "Temos condições de aumentar o convenio com os estados para evitarmos problemas sanitários. Estamos investindo mais de US$ 11 milhões em laboratórios no Brasil".

A presença do Secretário Executivo do Ministério da Agricultura reforçou ainda mais a importância da suinocultura brasileira. "Estamos vendo com orgulho o bom desenvolvimento da suinocultura no país", afirmou , completando que estamos no caminho de sermos os maiores produtores de suínos do mundo.

Dimarzio apontou também desafios que o setor ainda terá que enfrentar como o abastecimento de matéria prima, o contexto internacional dos preços altos e as barreiras internacionais.

Em resposta ao embargo imposto pela Rússia à carne brasileira, a comissão liderada pelo vice-presidente José Alencar retorna com a expectativa da retomada das negociações. Para Dimarzio, a autorização de novos embarques é uma questão de tempo, já que, no próximo mês, representantes do governo russo devem inspecionar as condições sanitárias brasileiras que, embora reconhecidas pela OIE, servem de argumento para os mercados internacionais.

"Em nenhuma rodada de negócios internacionais nós abriremos mão dos direitos do produtor brasileiro", concluiu Dimarzio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.