CI

RS: área semeada de trigo alcançou 82%

Regularidade das precipitações, aliada aos volumes adequados, está favorecendo a adoção do parcelamento da aplicação de fertilizantes


Foto: Canva

A área semeada de trigo alcançou 82% dos 1.505.704 hectares projetados para a safra 2023. Nos dias 26 e 27/06, apesar do teor de umidade do solo exceder o nível ideal, os produtores decidiram realizar a semeadura, antecipando-se às previsões meteorológicas de chuvas.

No dia 28/06, ocorreram precipitações na maior parte do Rio Grande do Sul, com volumes adequados que beneficiaram as áreas previamente semeadas, resultando em excelente germinação das sementes.  No dia 30/06, foi possível retomar o plantio nas áreas que estavam em pousio após a colheita da soja, uma vez que a umidade superficial do solo atingiu condições propícias para a implantação.

Segundo dados divulgados pela Emater, até o momento, as lavouras emergidas têm demonstrado estande de plantas excelente, crescimento extremamente uniforme e rápido, bem como plantas vigorosas e de coloração verde intensa, indicando estabelecimento inicial promissor da cultura. 

A regularidade das precipitações, aliada aos volumes adequados, está favorecendo a adoção do parcelamento da aplicação de fertilizantes nitrogenados em cobertura, de acordo com os estágios fenológicos recomendados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.