CI

Processo de colheita da uva continua a todo vapor

A qualidade das uvas nessa safra apresentou uma queda


Foto: Divulgação

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, o processo de colheita da uva continua a todo vapor. Municípios como Alpestre, Planalto e Ametista do Sul já alcançaram a marca de 90% da área colhida, enquanto em localidades como Sarandi, Rondinha e Barra Funda, a colheita está em plena execução, atingindo cerca de 50% da área, conforme indicado pelo Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

Entretanto, a qualidade das uvas nessa safra apresentou uma queda, levando à decisão de destinar a maior parte da produção à indústria, para a fabricação de vinho e suco. A produtividade estimada deve manter-se em torno de 10 toneladas por hectare, aproximadamente 25% abaixo das expectativas iniciais.

Na região de Passo Fundo, os pomares de uva exibem boas condições de sanidade e potencial produtivo. Contudo, a qualidade e a quantidade da colheita estarão sujeitas à pressão de pragas e doenças, impulsionadas pelo cenário de umidade proporcionado pelo fenômeno El Niño. Os produtores estão envolvidos na colheita da uva destinada tanto à comercialização in natura quanto à indústria, contribuindo para a produção de sucos, geleias, vinhos e outros derivados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.