CI

“Maior desafio do agronegócio é dar respostas rápidas”

Análise do engenheiro agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho



Na avaliação do engenheiro agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho, as inovações tecnológicas estão “transformando a maneira de visualizarmos o agronegócio positivamente”. O especialista vai além, e cita que hoje o “maior desafio é dar respostas rápidas as situações no meio”.

“Estamos observando e vivenciando situações cada vez mais complexas e instáveis, paradigmas que não terminamos de compreender e que estão se modificando cada vez mais rapidamente. Surgem novas moléstias, novas pragas e com isso surgem novos desafios no cenário do agro, dar respostas rápidas, implementar manejos mais eficientes e integrados” analisa.

Por outro lado, Dellavalle Filho cita que “as evoluções no Agro estão cada vez mais presentes, como por exemplo as que ocorrem com a biotecnologia, ou com a agricultura de precisão, ou ainda pelo uso de soluções biológicas – que será uma das mais utilizadas e estará integrada a maioria dos sistemas de produção, tais como Bt, vírus, além do uso de Trichodermas (biofungicidas)”.

“Isso sem falar nos drones, sistemas de softwares de gestão cada vez mais completos e modernos integrando as fazendas, novas moléculas de produtos, novas variedades cada vez mais produtivas, mecanização cada vez mais eficiente e precisa entre outros. Não podemos esquecer da rastreabilidade nos alimentos [...] tudo isso vem impactando o setor a longo prazo”, destaca o diretor da Deagro Produtos Agrícolas (RS).

Ele cita o colega argentino Victor Piñeyro (professor e engenheiro agrônomo), segundo o qual “as boas práticas são as respostas para manter o equilíbrio nos sistemas de produção”. “Com isso nesse novo paradigma devemos fortalecer os enfoques técnicos e as análises e o manejo de riscos. Para ele as aplicações tecnológicas na agricultura foram o fator que impulsionou fortemente o agronegócio na última década”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.