CI

Autoridades russas e da ONU discutem exportações

“Foi dada especial atenção à tarefa de restaurar o acesso desimpedido dos fertilizantes e alimentos russos"


Fertilizantes e alimentos são debatidos Fertilizantes e alimentos são debatidos - Foto: Divulgação

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Vershinin, e a principal responsável comercial das Nações Unidas, Rebecca Greenspan, discutiram a possibilidade de restaurar o acesso irrestrito aos mercados globais para alimentos e fertilizantes russos, que estão isentos de sanções ocidentais. As conversações abordaram a implementação do Memorando Rússia-ONU sobre a normalização das exportações agrícolas nacionais, válido até 2025, conforme afirmado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo em comunicado.

“Foi dada especial atenção à tarefa de restaurar o acesso desimpedido dos fertilizantes e alimentos russos aos mercados mundiais no contexto de sanções unilaterais ilegais dos EUA, da UE e do Reino Unido. Além disso, ocorreu uma extensa troca de pontos de vista sobre a situação atual no domínio da segurança alimentar global, com ênfase na participação significativa dos produtos agrícolas e fertilizantes russos no mercado global”, diz.

O Memorando Rússia-ONU, assinado em julho de 2022 em Istambul, tinha como objetivo substancial impulsionar significativamente as exportações agrícolas russas. Este acordo estratégico ocorreu simultaneamente com a Iniciativa do Mar Negro, buscando não apenas promover, mas otimizar as exportações agrícolas ucranianas através de um corredor marítimo seguro e eficiente.

No entanto, a Rússia retirou-se do "acordo de cereais" um ano depois, citando problemas contínuos com pagamentos, logística e seguros devido a sanções. O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou a decisão, considerando o acordo crucial para a segurança alimentar global.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.