CI

Micronização de fertilizantes auxilia manejo de soja e cana

O núcleo da micronização de fertilizantes reside na distribuição uniforme de partículas


Foto: Pixabay

No contexto agrícola atual, a micronização de fertilizantes emerge como um tema de destaque. Durante um encontro exclusivo para produtores, será apresentada uma pesquisa que evidencia os impactos dessa técnica nas práticas agrícolas.

Cláudio Massari, responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa da Massari, destaca a relevância prática da micronização de fertilizantes, indo além da extensão da vida útil das culturas. Com ênfase em culturas como a cana-de-açúcar, a técnica revela potencial para incrementar a produtividade.

“Será uma oportunidade para os agricultores conhecerem de perto os resultados e benefícios conquistados com a técnica, que aumenta a vida útil das culturas. No plantio de cana, por exemplo, conseguimos aumentar a produtividade em vários cortes adicionais, pois a técnica da micronização permite que os nutrientes percolem pelo perfil do solo, nutrindo a raiz da cana”, afirma Cláudio Massari, químico responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa da Massari.

A micronização, longe de ser apenas uma pulverização de rochas, é um processo tecnológico aplicado aos fertilizantes. Além de prevenir deficiências minerais, a técnica busca maximizar a absorção de nutrientes pelo solo, nutrindo de forma mais eficiente as raízes das plantas, o que impacta positivamente na qualidade e quantidade das colheitas.

O núcleo da micronização de fertilizantes reside na distribuição uniforme de partículas, permitindo uma penetração eficaz dos nutrientes no solo. Esse processo visa otimizar a nutrição das culturas, demonstrando potencial para práticas agrícolas mais sustentáveis.“Além disso, os processos utilizados na pesquisa envolvem a possibilidade da adição de agentes biológicos benéficos ao produto”, afirma Massari.

O Dia de Campo, desenvolvido pela Massari Fértil, em parceria com o Instituto Agronômico (IAC), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, será realizado no Núcleo Regional de Pesquisa de Jaú IAC/APTA/SAA no próximo dia 22.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.