CI

O momento é propício para investir em fertilizantes no Brasil?

Dado revela uma oportunidade promissora para os agricultores brasileiros, visto que o indicador aumentou em média 7% comparado ao mês de dezembro


Foto: Divulgação

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) registrou um valor de 0.95 em janeiro de 2024, indicando uma diminuição de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este dado revela uma oportunidade promissora para os agricultores brasileiros, visto que o indicador aumentou em média 7% comparado ao mês de dezembro.

Durante este ciclo, observou-se uma ligeira queda nos preços tanto dos fertilizantes quanto das commodities agrícolas, elementos essenciais na determinação do IPCF. Essa redução nos preços, especialmente notável na soja (-10%), foi impulsionada pelos últimos anúncios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) sobre a próxima safra da oleaginosa brasileira. O cenário de baixa demanda chinesa e as expectativas positivas para a safra na Argentina também contribuíram para essa tendência.

Apesar das preocupações geopolíticas, o câmbio permaneceu estável, criando um ambiente favorável para os agricultores. Os preços dos fertilizantes se mantiveram estáveis, com pequenas correções para baixo, especialmente em relação ao potássio, durante um período de baixa atividade nas compras e estoques confortáveis no país.

Os nitrogenados, por sua vez, apresentaram uma recuperação significativa devido aos preços mais competitivos oferecidos pelo Brasil em comparação com outras regiões. Essa recuperação é impulsionada por uma demanda concentrada para a safrinha em um horizonte curto de tempo, o que valoriza as toneladas disponíveis.

Neste contexto, o foco do mercado está na colheita da soja no Brasil e no início do plantio das safrinhas de algodão e milho. Apesar das produtividades iniciais no Mato Grosso serem baixas, consultorias estão otimistas. A relação de troca do milho é favorável, incentivando os produtores a realizar negócios rapidamente, refletindo a positiva relação de troca com fertilizantes observada pelos agricultores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.