CI

Abiove eleva previsões de exportação de soja para 50,3 milhões de toneladas

Processamento, por sua vez, cresce menos na comparação com 2014


Diante da intensa movimentação nos portos, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais elevou de 48,7 milhões para 50,3 milhões de toneladas o volume de soja em grão previsto para exportação em 2015. A entidade soltou ontem o relatório mensal que mostra embarque de 4,6 milhões de toneladas da oleaginosa a mais do que os 45,7 milhões aferidos no ano passado, avanço de 10% em um ano.

O processamento, por sua vez, cresce menos na comparação com 2014. As indústrias devem processar 40,1 milhões de toneladas, 2,8 milhões ou 6,6% a mais em 2015, aponta a entidade. Os preços do farelo mostram-se menos atraentes que os da commodity em grão no mercado internacional.

Uma parcela menor da produção extra de 8 milhões de toneladas segue para estoques: algo em torno de 1,25 milhões de toneladas, o suficiente para elevar o estoque final em 52%. A previsão de safra da Abiove é conservadora: aponta para 94,4 milhões de toneladas, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) considera 96,2 milhões (t).

50,3 milhões de t
de soja devem ser exportadas pelo Brasil, conforme nova projeção da Abiove. O número coincide com projeção do Agronegócio Gazeta do Povo, de que serão embarcadas 50 milhões de t, 4,3 milhões a mais do que em 2014.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.