CI

ABPA participa de encontro com ministro da Agricultura, na Expointer

O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, participou ontem (27) de encontro com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante a Expointer, em Esteio (RS).


O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, participou ontem (27) de encontro com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante a Expointer, em Esteio (RS).
Junto com Turra, participaram do encontro com o Ministro o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Nestor Freiberger e o diretor-executivo da entidade gaúcha, José Eduardo dos Santos, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Jose Roberto Goulart e o diretor-executivo da associação, Rogério Kerber, o vice-presidente técnico da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas, entre outros.
Na ocasião, Turra detalhou ao ministro os entraves enfrentados pelos estados brasileiros produtores de carne suína que detém reconhecimento junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), de livres de aftosa com vacinação, para exportar produtos do segmento para determinados mercados.
“A aftosa é uma enfermidade bastante temida por diversos mercados como o Japão e a Coreia do Sul.  Para eles, o fato de mantermos para quase todos os estados brasileiros o status com vacinação é como dizer que temos o problema em nosso território, o que não é verdade. Esta é uma ideia equivocada que o Ministério, nas negociações internacionais, precisa esclarecer, para tornar outros territórios também aptos a exportar para estes países.  Hoje, somente Santa Cataria detém o reconhecimento de livre de aftosa sem vacinação”, defende Turra.
Ainda sobre sanidade, o presidente da ABPA apontou a necessidade de investimentos na estrutura de monitoramento do Brasil para enfermidades como Influenza Aviária. “Precisamos expandir nossa estrutura e credenciar mais laboratórios para que, em caso de crise sanitária, tenhamos máxima eficiência no monitoramento e extinção de focos.  Hoje somos livres de Influenza Aviária, mas é fundamental estarmos plenamente preparados para um cenário mais complexo”, destaca.
No encontro, Turra também tratou da situação do abastecimento de milho no país.  “O Ministro destacou que está trabalhando para viabilizar a vinda dos grãos dos Estados Unidos, para regularizar a situação do abastecimento interno.  Também informou que tem alertado produtores quanto à importância de ofertar insumos imediatamente, para evitar o risco de uma eventual super oferta e queda abrupta de preços no futuro, sendo obrigados a produzir com prejuízos.  Este é o tipo de cenário que não é bom para ninguém, seja para quem produz ou para quem compra o insumo”, relata.  
De acordo com o presidente da ABPA, o ministro tem sido bastante proativo e se comprometeu a buscar soluções efetivas para o setor. Também trabalhará para expandir as exportações de aves, suínos e ovos, especialmente em ocasiões como a missão programada para os próximos dias, com destino a países da Ásia.  A ABPA acompanhará o ministério nas reuniões programadas em diversos mercados que hoje são alvos almejados pelos exportadores.  
“O Governo está bastante dedicado a ajudar a avicultura e a suinocultura do país.  Ontem mesmo também recebi uma ligação do Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, destacando que o Governo Temer enxerga nossos setores como cases de sucesso e tem acompanhado nossas demandas”, completa Turra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.