CI

Aditivos naturais são tendência global no mercado de pet food

14ª edição do Congresso CBNA Pet 2015


Indústria de alimentos para cães e gatos aposta em produtos naturais e em maior aproximação com o mercado latino-americano
 
A procura por alimentos com propriedades naturais para animais de estimação tem sido uma tendência no mercado brasileiro de pet food, conforme pôde ser observado durante a 14ª edição do Congresso CBNA Pet 2015, onde também ocorreu a 4ª edição da Expo Pet Food 2015. Além disso, os encontros também demonstraram a importância de que o segmento nacional busque uma maior aproximação com o mercado da América Latina.
 
“Durante os eventos, ficou claro que a tendência por produtos naturais para a alimentação animal é uma demanda mundial, devendo ser seguida por todos os fornecedores de aditivos para nutrição animal”, observa Maurício Adriano Rocha, médico veterinário e gerente de soluções para pet food na América Latina da Alltech, empresa referência em tecnologia no mercado de nutrição e saúde animal.
 
Para o profissional, o aumento da procura por esses produtos se explica porque os compostos de fontes naturais melhoram a saúde dos animais de estimação. “Nós da Alltech sempre apostamos na produção de aditivos baseados em composições naturais. Tanto que, recentemente, lançamos o Nupro+, rico em aminoácidos, nucleotídeos e produzido com microalgas que garantem grandes ganhos nutricionais para as rações”, explica. Com isso, cães e gatos ganham com uma alimentação que pode oferecer melhorias na performance imunológica, intestinal, assim como também maior atratibilidade e palatabilidade. "Durante os dois dias de evento mais de 300 pessoas passaram por nosso stand e puderam conhecer a contribuição da Alltech para saúde e bem-estar animal, que há mais de 30 anos oferece soluções completas para a nutrição animal, estando presente nas melhores marcas de ração", completa Maurício.
 
Parceiros hispânicos
Outra tendência observada durante os eventos foi a de que com o desenvolvimento do mercado brasileiro de pet food, o segmento busca agora uma maior aproximação com a América Latina, buscando assim uma maior sinergia em relação aos países vizinhos, bem como uma expansão sustentável do setor.
 
“Trouxemos palestrantes internacionais, agregando uma qualidade muito grande nas conferências do evento e, neste ano, contamos também com a tradução simultânea para o espanhol. Tudo isso para buscarmos um diálogo cada vez mais forte com nossos parceiros hispânicos”, analisa Aulus Carciofi, professor de Ciências Agrárias da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), campus Jaboticabal, membro da diretoria do Congresso Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), e que também é um dos organizadores do evento.
 
A feira técnica englobou ainda as muitas áreas que compõe a produção de alimentos para cães e gatos, atraindo pesquisadores, profissionais de nutrição, marketing, fornecedores de insumos, máquinas, embalagens, entre outros. “Pudemos constatar que a Expo Pet Food 2015 gerou uma verdadeira integração e troca de conhecimento para os participantes. Assim como, evidenciou a tendência das indústrias de procurarem os melhores fornecedores de aditivos químicos para produzirem produtos cada vez melhores para o mercado de pet food”, ressalta Maurício Rocha da Alltech do Brasil.
 
Entre as 11 palestras que foram proferidas durante o evento, destacaram-se as que trataram de Tendências mundiais de produtos no mercado pet, “O uso de fibras para cães e gatos”, por Dr. George C. Fahey, professor da Universidade de Illinois; “A nutrição pode alterar o comportamento de cães e gatos?”, por Dr. Greg Aldrich, professor da Universidade do Kansas além da divulgação de pesquisas científicas sobre nutrição de cães e gatos realizadas por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais das mais renomadas universidades da América Latina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.