CI

Agricultores apostam em derivados da cana-de-açúcar

Família gaúcha consegue produzir 400 quilos de produtos por semana


Doces, melados e rapaduras produzidos em Bom Princípio no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, são alguns dos itens fabricados pela agroindústria Vó Odete. Os deliciosos artigos coloniais feitos de forma artesanal e orgânica são comercializados na serra e na capital gaúcha.

O projeto que começou para ser uma cachaçaria é hoje uma agroindústria especializada em derivados da cana-de-açúcar. “Em 1998 começamos a produzir cana-de-açúcar no sistema agroecológico e fazer cachaça e licores, mas devido ao custo mais baixo nos identificamos com os derivados”, afirmou Adriana Mossman, 37 anos, uma das responsáveis pela produção.

Adriana é filha de Eugênio e Odete Mossman, os fundadores da agroindústria. “Meu pai sempre teve papel de liderança na comunidade. Então, formou uma associação de produtores ligados à cana de açúcar e depois disso, por meio de crédito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), conseguimos recursos para instalar a primeira agroindústria aqui na nossa região”, disse.

A agroindústria atende, hoje, 18 famílias. Os produtos são vendidos em parceria com a cooperativa Ecomorango, que leva os produtos “Vó Odete” para feiras em Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Segundo Adriana, a produção ultrapassa 400 quilos por semana. “Na nossa propriedade somos somente eu, meu pai e minha mãe. Os produtos são feitos de forma artesanal, a gente cozinha os doces na panela. É uma produção de muita qualidade”, assegurou.
Os agricultores acessaram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para a compra de equipamentos, veículos e para investimentos na agroindústria. “Sem esse apoio dificilmente teríamos avançado”.
Sabores e Saberes

Em 2004, a Família Mossmann foi convidada para fazer parte do Roteiro Turístico Regional Sabores e Saberes do Vale do Caí, um roteiro de turismo rural com foco na agroecologia. Nesse mesmo ano eles definiram o nome da marca dos produtos “Vó Odete”. “Como é ela quem está à frente da produção, que está no tacho cozinhando os doces, nós fizemos essa homenagem”, explicou Adriana.

A propriedade é uma das 13 que fazem parte desse roteiro que tem como objetivo mostrar a possibilidade de uma vida em harmonia com a natureza, produzindo alimentos saudáveis, sem uso de  produtos químicos. 

Os visitantes conhecem a rotina de produção e têm uma breve explicação do processo de fabricação. Além disso, podem degustar e comprar os produtos. “No inverno temos uma maior movimentação. Recebemos, em média, a visita de dois grupos por semana, com 40 pessoas cada. Nossa expectativa é de aumentar ainda mais a produção e ampliar as vendas neste ano”, concluiu Adriana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.