CI

Bioinseticida para pastagens é lançado no Brasil

Bioestimulação tem se tornado fundamental


Foto: Canva

A UPL anunciou o lançamento do bioinseticida Zebu, que é composto pelo fungo Metarhizium anisopliae. De acordo com a fabricante, esse inseticida biológico age diretamente no organismo dos insetos. Entre os alvos indicados para uso do Zebu estão a cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata), cigarrinha das pastagens (Zulia entreriana) e cigarrinha dos capinzais (Deois flavopicta). 

A cepa utilizada na formulação foi desenvolvida por instituto de pesquisa e apresenta “excelentes resultados nas pastagens, se destacando como uma solução moderna, eficaz e segura”, diz a UPL. O bioinseticida Zebu passa a reforçar o portfólio da unidade de negócios da UPL voltada exclusivamente para biossoluções, a Natural Plant Protection (NPP).

“O segmento de biossoluções envolve insumos agrícolas desenvolvidos com ingredientes ativos de origem natural, que vão desde extratos de algas até micro-organismos”, destaca Giuliano Scalabrin, diretor de negócios da NPP Brasil.

De acordo com ele, “levantamentos feitos por importantes consultorias especializadas indicam que a incidência de cigarrinha tem aumentado em várias culturas nos últimos anos”. 

“Com o fenômeno El Niño, que oferece clima favorável à disseminação da praga, essa presença deve se agravar em 2024. Assim, a entrada de Zebu nas fazendas pecuárias representa o fechamento da porteira para a perda de produtividade – agrícola e animal”, afirma Scalabrin. 
 
O diretor de negócios da NPP Brasil destaca que a UPL é “líder global em biossoluções e seu amplo portfólio NPP abrange diversas aplicações, incluindo o aumento da resistência das culturas a doenças, pragas e condições ambientais, o suporte à nutrição das plantas e a melhoria da saúde do solo, ao mesmo tempo em que reduz resíduos e impactos ambientais”.

Ele relembra que, além do Zebu, a multinacional de origem indiana lançou recentemente também o bioinseticida Tackler, composto pelo fungo Beauveria bassiana. Segundo o diretor de negócios da NPP Brasil, esses dois produtos “chegam para ampliar nossa presença no importante segmento de bioinseticidas”.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, reforça que a UPL é “líder em inseticidas”. “Os lançamentos fazem parte do nosso objetivo de fomentar o uso de soluções naturais, que, administradas em associação com defensivos tradicionais, potencializa o manejo agrícola ao mesmo tempo em que contribui para reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos”, afirma ele. 

Scalabrin ressalta que o mundo busca mais sustentabilidade na produção de alimentos, insumos com esses benefícios devem ser ainda mais utilizados, inclusive devido às mudanças climáticas, que criam situações desafiadores, a exemplo de El Niño. 

A tecnologia de bioestimulação tem se tornado fundamental para evitar perdas nas lavouras, comprometendo a oferta de alimentos. “Estamos comprometidos em potencializar a agricultura brasileira. Tackler e Zebu chegam para consolidar ainda mais a divisão Natural Plant Protection (NPP). Seguimos empenhados no desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras e adaptadas às necessidades dos produtores rurais”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.