CI

Classe agrícola de Mato Grosso é convidada para o É Hora de Plantar da Fundação MT

Evento será realizado entre os dias 8 e 19 de agosto


Evento será realizado entre os dias 8 e 19 de agosto

Em todas as regiões de Mato Grosso a safra de soja foi marcada por dificuldades relacionadas ao clima, que também levaram apreensão ao produtor rural no cultivo do milho e do algodão segunda safra. Prever ao certo o que vai acontecer é impossível, mas com conhecimento e planejamento o produtor pode se proteger ou reduzir perdas. E é com o objetivo de auxiliar a classe agrícola a se preparar para a safra 2016/17 e com o tema “De olho nas mudanças”, que a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realiza de 8 a 19 de agosto mais uma edição do É Hora de Plantar.

Através de especialistas, o evento leva os resultados atuais da pesquisa agronômica e as projeções e recomendações para o planejamento seguro da safra 2016/17 no que se refere a doenças, clima e solo. As etapas acontecem nos municípios de Confresa, Querência, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sorriso, Nova Mutum, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. As inscrições são gratuitas e feitas em cada local.

A programação é formada por três momentos: Controle de Doenças: Recomendações para a Safra 2016/17; Impactos do La Ninã nas Culturas de Soja, Milho e Algodão na Safra 16/17; e Resultados de Pesquisa e Implicações Práticas para as Safras Seguintes. “Tivemos ocorrência reduzida e irregular de chuvas nos meses de outubro a dezembro, ocasionando atraso de plantio, estabelecimento irregular das lavouras e restrições hídricas para o desenvolvimento da soja, como nunca visto no Estado neste período. Agora, no planejamento da próxima safra, queremos debater com os produtores e técnicos o que é possível fazer para estar ainda mais preparado para as mudanças que sempre podem acontecer”, destaca Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT e um dos palestrantes do É Hora de Plantar.

Vitrine Agropec  

Em Rondonópolis, o evento acontece durante a 44ª Exposul, na Vitrine Agropec - Feira de Tecnologia Agrícola e Pecuária de Rondonópolis. Além das três palestras, terá ainda apresentações sobre Manejo Física do Solo; e as Práticas e Manejo do Campeão do Centro-Oeste 2015/16 no Desafio de Máxima Produtividade da Soja do CESB, seguidas de debates entre palestrantes e público.

Boletim de Pesquisa

Os participantes do É Hora de Plantar em todas as cidades terão a oportunidade de adquirir com a equipe da Fundação MT exemplares do Boletim de Pesquisa 2015/16, publicação da instituição com informações e resultados de pesquisa sobre as culturas de soja, milho e algodão. O conteúdo do Boletim de Pesquisa, descrito em mais de 500 páginas por pesquisadores da Fundação MT e por grandes especialistas do Brasil, contempla capítulos sobre clima, qualidade de sementes, manejo do solo, sistemas de produção, nematoides, plantas invasoras, pragas, doenças e tecnologia de aplicação. O exemplar custa R$ 100 e será comercializado somente em dinheiro.

Os detalhes da programação podem ser conferidos em www.fundacaomt.com.br/eventos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.