CI

Como preparar o bife proteico para abelhas

Em épocas de escassez de flores ou períodos chuvosos é importante fornecer alimentos


Foto: Pixabay

Quando as temperaturas ficam mais baixas e o frio mais rigoroso acende o alerta nas colmeias. Muitas abelhas podem morrer e diminuir a produtividade na próxima estação. As perdas podem chegar a 40%. 

Os apicultores devem fornecer alimento para as abelhas quando há menos floradas e dias chuvosos que impedem a saída da caixa. “Abelhas bem alimentadas ficam fortes e sadias, menos sujeitas a doenças”, reforça Juliana Golin Krammes, extensionista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 

Para suprir a baixa oferta de pólen pode-se fornecer uma ração protéica, um tipo de alimentação artificial fornecido para o gênero Apis mellífera e melíponas . Confira a receita do bife proteico:

Ingredientes:

– 305g de açúcar VHP ou cristal moído,
– 215g de proteína texturizada de soja fina e sem corante,
– 175g de levedura inativa de cerveja ou de cana de açúcar,
– 230g de mel de boa procedência ou xarope de açúcar invertido,
– 50g de óleo de girassol,
– 5g de extrato de própolis,
– 20g de sal.

Preparo:

Misture bem o açúcar, a proteína de soja e a levedura em um recipiente. Em outro recipiente, misture o sal, o mel (ou xarope), o óleo e o extrato de própolis. Em seguida, junte as duas misturas. Se for necessário, adicione mais mel (ou xarope) aos poucos em quantidade suficiente para dar o ponto certo à massa. Separe porções de 200-300g em sacos plásticos e estique-as bem, de maneira que fiquem bem finas (em forma de bife).

Essa receita rende 1kg de alimentação proteica. “O apicultor deve prever um gasto de alimento durante o ano de 1 a 1,5kg de proteína e também de 10 a 12kg de açúcar por colmeia”, aconselha a extensionista Juliana.

Cuidados com as colmeias no frio

Evite abrir as caixas, pois há perda de calor, gasto de energia e alimento para elevar a temperatura novamente. Outras práticas de manejo são importantes para evitar prejuízos nos apiários devido ao frio intenso, que pode provocar o resfriamento do ninho e até mortalidade de larvas, confira:

– Acompanhe as floradas e adapte os manejos das colmeias. 
– Monitore apiários para evitar a morte ou enfraquecimento das colônias.
– Forneça alimento proteico e energético. O bife proteico deve ser colocado próximo às crias.
– Evite abrir as caixas, pois há perda de calor, gasto de energia e alimento para elevar a temperatura novamente.
– Em dias frios, não pulverize com ácido oxálico para controle de varroa, pois poderá ocorrer o congelamento dentro do ninho;
– Instale “alvado invertido”. Emergencialmente pode ser utilizado um sarrafo na parte central do alvado.
– Coloque o poncho ou entretampa horizontal. Emergencialmente pode ser utilizada entretampa de ráfia.
– Utilize poncho ou entretampa vertical nas colmeias em que for necessário.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.