CI

Curso sobre piscicultura reúne especialistas, produtores e acadêmicos

Construção de tanques escavados para cultivo de peixes, planejamento da produção em uma piscicultura e cuidados no cultivo de tambaqui estão entre os temas


Construção de tanques escavados para cultivo de peixes, planejamento da produção em uma piscicultura e cuidados no cultivo de tambaqui estão entre os temas do curso “Técnicas de Manejo em Piscicultura Intensiva”, realizado pela Embrapa Amapá no período de 25 a 27 deste mês, no auditório da instituição de pesquisa, em Macapá. O curso é gratuito, ofertado exclusivamente a piscicultores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam neste segmento no estado do Amapá. De acordo com o coordenador do curso, pesquisador Marcos Tavares Dias, a programação constará de palestras e debates, pela manhã e à tarde, conduzidos por especialistas da Embrapa Amapá, Embrapa Meio Norte (Teresina-Piauí), Universidade Federal do Amazonas, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Centro Universitário de Vila Velha (Espírito Santo). A abertura do curso será às 8 horas desta terça-feira, 25, no auditório do prédio de Transferência de Tecnologia.


Para falar sobre as técnicas de construção de tanques escavados para cultivo de peixes, na manhã de terça-feira, 25, foi convidado o pesquisador Luiz Marques da Silva Ayroza, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, localizada em São José do Rio Preto (SP). No período da tarde, o pesquisador Levy Gomes, do Centro Universitário de Vila Velha, abordará o tema cultivo de tambaqui em tanques escavados, relacionando os cuidados com a preparação dos tanques e a engorda. A programação prossegue na quarta-feira, 26, com uma apresentação, pela manhã, do pesquisador Bruno Adan Sagratzki Cavero, da Universidade Federal do Amazonas, sobre o cultivo de pirarucu, com destaque para os cuidados com os alevinos desta espécie. Neste mesmo dia, à tarde, o pesquisador Laurindo André Rodrigues, da Embrapa Meio-Norte, abordará o planejamento da produção na piscicultura.

Na quinta-feira, 27, terceiro e último dia do curso, o tema a ser tratado pela manhã é tecnologias para o aproveitamento integral do pescado, conduzido pela pesquisadora Rose Meire Vidotti, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Durante a tarde, das 14h às 16h a pesquisadora da Embrapa Amapá, Karlia Dalla Santa Amaral, vai falar sobre cuidados com qualidade da água no cultivo de peixes, e em seguida o pesquisador Marcos Tavares Dias abordará a análise teórico-prática de parasitos em peixes cultivados.


A oferta deste curso faz parte das atividades do projeto “Aspectos Sanitários e Parasitológicos de Peixes Cultivados em Pisciculturas de Macapá, Estado do Amapá: Diagnóstico e Intervenções”, que recebe recursos financeiros do CNPq, Ministério da Agricultura, Rede AquaBrasil (da Embrapa Pantanal, no Mato Grosso do Sul) e Ministério da Pesca e Aquicultura. Por meio deste projeto, a Embrapa Amapá espera prover o mercado e demais setores da atividade com informações técnico-científicas capazes de estabelecer critérios para programas de sanidade para peixes cultivados no Amapá. Outra linha de trabalho do projeto é a formação de recursos humanos para atuar no setor produtivo do Estado. “Estamos oferecendo cursos e seminários, pois a capacitação de pessoal é importante para o monitoramento constante das condições sanitárias dos cultivos e para o conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos piscicultores”, disse Marcos Tavares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.