CI

Demanda global de café impulsiona preços do café

Marca representa o pico mais alto já registrado na série histórica do Cepea para a variedade, que teve início em novembro de 2001, quando ajustado pela inflação


A valorização desta variedade de café registrou aumento de 13,3% no decorrer do mês de março, A valorização desta variedade de café registrou aumento de 13,3% no decorrer do mês de março, - Foto: Pixabay

No último dia 27 de março, o mercado do café robusta brasileiro alcançou um marco histórico, com o Indicador CEPEA/ESALQ atingindo o valor recorde de R$ 955,19 por saca de 60 kg. Esta marca representa o pico mais alto já registrado na série histórica do Cepea para a variedade, que teve início em novembro de 2001, quando ajustado pela inflação.

A valorização desta variedade de café registrou aumento de 13,3% no decorrer do mês de março, equivalente a 111,67 Reais por saca. A média mensal do Indicador também reflete esse crescimento substancial, alcançando R$ 892,73 por saca, um aumento de 6% em relação a fevereiro e impressionantes 38,1% acima dos valores registrados em março do ano anterior.

Pesquisadores do Cepea atribuem esse impulso , em grande parte, à crescente demanda internacional pela variedade brasileira. Compradores estrangeiros têm direcionado sua atenção para o Brasil, em meio a preocupações com a safra do Vietnã, o maior produtor de café robusta do mundo. Em dezembro do ano anterior, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que a produção do país asiático poderia diminuir em até 12% em comparação com os dados divulgados em junho do mesmo ano, devido a desafios enfrentados na safra.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.