CI

Desvendando o mito sobre o uso de hormônios em frangos

Especialista revelada dados sobre o crescimento dos frangos


Morbini assegura aos consumidores que a carne de frango é uma opção saudável e segura, livre de quaisquer hormônios exógenos Morbini assegura aos consumidores que a carne de frango é uma opção saudável e segura, livre de quaisquer hormônios exógenos - Foto: Divulgação

Em uma era marcada por dúvidas e desinformação sobre o consumo de carne de frango, o Engenheiro Agrônomo Juarez Morbini Lopes, esclareceu dúvidas sobre um dos mitos mais persistentes: o uso de hormônios em frangos de corte. Após mais de três décadas dedicadas ao ensino e pesquisa na área de nutrição e avicultura, Morbini abordou sobre a crença popular sobre o crescimento acelerado dessas aves.

De acordo com Morbini, os hormônios não são eficazes para promover o crescimento das aves, contrariando concepções equivocadas disseminadas na sociedade. Ele cita pesquisas que comprovam a ineficácia do uso de substâncias andrógenas para estimular o ganho de peso nas aves. Os hormônios não são eficientes para crescimento de aves, como foi demonstrado por Fennell & Scanes (1992), onde a utilização de três tipos de substâncias andrógenas (testosterona, 5α-dihydrotestosterona e 19-nortestosterona) via implante subcutâneo em aves Leghorn (machos, fêmeas, e machos castrados) reduziu o ganho de peso corporal. 

Morbini ainda destaca que, em 1948 foi observado que o androgênio, seja na forma natural ou sintética, inibe o crescimento de frangos (TURNER, 1948), o que foi confirmado em outros trabalhos (VISCO, 1973; HARVEY & SCANES, 1978).  Existem muitas razões para que estes produtos não sejam utilizados na produção avícola. Os hormônios são substâncias químicas naturais secretadas pelas células, com a função de regular o controle fisiológico de outras células ou órgãos. Estas substâncias endógenas são essenciais para a regulação, biossíntese e metabolismo das proteínas musculares.

Para a multiplicação das células musculares, responsáveis pelo crescimento das aves, são utilizados nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento dos animais, tais como minerais, vitaminas e aminoácidos, visto que o confinamento dos animais faz com que todos os nutrientes  devam ser providos através da ração balanceada, de modo que não falte nenhum nutriente ao seu crescimento 

Os aminoácidos, normalmente comercializados para incremento da massa muscular não são hormônios, mas sim nutrientes essenciais à composição das proteínas. Uma vez ingeridos, são absorvidos no intestino delgado e, via corrente sanguínea, chegam às células onde cumprem com sua função. Este também é o caso de outras substâncias como as vitaminas e os minerais. Todos estes nutrientes são utilizados no balanceamento das dietas de aves de produção.
Além disso, o especialista ressalta que, de acordo com a Instrução Normativa do MAPA, é ilegal a administração de substâncias hormonais na alimentação e produção de aves, reforçando que tais práticas não são apenas ineficientes, mas também proibidas por lei.

Morbini enfatiza que o rápido crescimento das aves é resultado de décadas de avanços científicos e tecnológicos na área de genética, nutrição, manejo e controle sanitário. Ele destaca o papel fundamental da seleção genética e do desenvolvimento de rações balanceadas, aliados a um sistema de sanidade preventivo eficiente e modernas instalações de criação.

Diante desses esclarecimentos, Morbini assegura aos consumidores que a carne de frango é uma opção saudável e segura, livre de quaisquer hormônios exógenos em sua composição.

Entenda as razões para não se usar hormônios em frangos:

1)    Os hormônios somatotróficos ou seja, que promovem crescimento muscular são peptídeos, portanto não podem ser fornecidos por via oral, pois seriam degradados pela digestão gastrintestinal. Para ter efeito, deveriam ser injetados periodicamente, individualmente. Imaginem injetar 500 milhões de frangos a cada 2 ou 3 dias.  É totalmente impraticável!
2)    A Instrução Normativa do MAPA (Nº 17, de 18 de junho de 2004) em seu Art. 1º “proíbe a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias ß-agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar”, portanto é ilegal!
3)    Ineficiência no uso. Como relatado acima, não há beneficio na utilização de hormônios andrógenos em aves. Pelo contrário, eles provocam redução de desempenho.
4)    Economia: Substâncias como o hormônio de crescimento são extremamente caras e atualmente são apenas usadas em pesquisas, sendo incompatível  seu uso em escala industrial com as margens de lucro estreitas da avicultura comercial. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.