CI

Dia de Mercado debate benefícios da ILPF e manejo de pastagens

nesta sexta-feira (29/7), em Rio Branco, no Acre


 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEC), realiza nesta sexta-feira (29/7), em Rio Branco, no Acre, o Dia de Mercado da Pecuária de Corte. O evento visa difundir as análises técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro na região com aplicações práticas de mercado. A programação abordará a potencialidade da pecuária de corte no estado do Acre, apontando as possíveis soluções gerenciais e tecnológicas, além dos gargalos que interferem no desenvolvimento do setor.

 Para debater os sistemas de integração lavoura pecuária e manejo de pastagens (ILP) e (ILPF) foi convidado o engenheiro agrônomo e doutor em zootecnia, Ademir Zimmer. A ILP e ILPF são sistemas produtivos de grande importância que podem propiciar incrementos na produção de grãos, na produção animal integrada e produção florestal, bem como resultar em benefícios ambientais e sociais. Segundo o engenheiro “a ILP e ILPF também possibilitam a abertura de novas áreas de produção de grãos sobre áreas de pastagens degradadas ou mesmo em áreas não preferenciais para o cultivo de grãos”. 

 

Para Zimmer, o manejo adequado das pastagens é de fundamental importância para se obter boa produtividade animal com persistência das pastagens. “Isto resulta em maior infiltração de água no solo e menor erosão, com grandes benefícios para as nascentes e recursos hídricos”, ressalta. Nas áreas de cultivo de grãos, observa o doutor, a inclusão de pastagens proporciona melhores condições para o plantio direto, pelo aumento na quantidade e qualidade da palhada, proporcionando mais possibilidades das culturas tolerarem as adversidades climáticas. “Isto resulta em melhor controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Seu efeito também é marcante no aumento da matéria orgânica do solo. No seu conjunto resulta em maior estabilidade e produtividade das culturas”, frisa.

De acordo com ele, estes sistemas proporcionam melhorias na produtividade, diversificação da produção e desenvolvimento regional. “Os sistemas ILP e ILPF resultam em melhorias na preservação ambiental, aliados à redução na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), como também podem sequestrar estes gases da atmosfera em um balaço positivo para os sistemas agropecuários”, finaliza o engenheiro. 

Serviço

29 de Julho / 2016 

Local: Federação das Indústrias do Acre – Avenida Ceará, 3727 – 7º BEC 

Horário: 08h30 às 18h30  

Inscrições pelos e-mails  [email protected] e [email protected] ou pelos telefones (68) 32241797; (68) 99984-0443
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.