CI

Do campo à xícara: café alcança novos patamares de qualidade

Como Acesso ao Crédito e Compromisso Socioambiental Transformam a Indústria Cafeeira Brasileira em 2024


Foto: Divulgação

Com a aproximação do Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, o Brasil, um dos maiores produtores e exportadores globais de café, se prepara para comemorar não apenas a relevância econômica do grão, mas também seus avanços em responsabilidade socioambiental. Um estudo realizado pela Serasa Experian revelou que o acesso ao crédito e a crescente preocupação com critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) estão impulsionando a produtividade e a reputação do setor cafeeiro no país.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra cafeeira de 2024 está prevista para atingir cerca de 58 milhões de sacas, um aumento significativo de 5,5% em relação ao ano anterior. Para alcançar esses resultados promissores, além de condições climáticas favoráveis, é essencial garantir transparência e visibilidade das informações do setor.

Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, destaca a importância dos dados na fortificação do agronegócio brasileiro, tanto em termos de credibilidade internacional quanto de acesso ao crédito para produtores de pequeno porte. "Os dados são fundamentais para comprovar a procedência do café brasileiro, reforçando sua qualidade e credibilidade no mercado global, além de facilitar o acesso dos produtores a linhas de crédito, promovendo investimentos e melhorias", afirma Pimenta.

A reputação do café brasileiro também tem se destacado positivamente no mercado europeu, conforme uma pesquisa recente que mostrou que o produto goza de uma reputação positiva entre os consumidores europeus, com mais de 70 pontos no índice geral de reputação. Além disso, o estudo da Serasa Experian revelou que impressionantes 95,6% dos produtores do setor cafeeiro operam em conformidade com critérios socioambientais.

"Pensando em sustentabilidade, desenvolvemos uma plataforma que comprova a comercialização do café em conformidade com critérios ESG. Este é um passo significativo não apenas para o setor cafeeiro, mas também para outras culturas, pois a transparência e a responsabilidade socioambiental estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores e importadores", acrescenta Pimenta.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.