CI

Embrapa demonstra a viabilidade de plantio de morango orgânico em Sergipe

SE importa de 100 a 120 toneladas anuais de morango do sul do país


Diante da importância da cultura do morango para Sergipe, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - está executando projeto de pesquisa e em decorrência realizou no dia 12 último o primeiro Dia de Campo com o objetivo de repassar tecnologia aos produtores e estudantes sobre o plantio de morango orgânico no estado.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) no município de Itabaiana, principalmente no perímetro irrigado de Jacarecica como também em propriedades de produtores experimentadores do povoado Alto do Vento, no município de Areia Branca.

Sergipe importa de 100 a 120 toneladas anuais de morango do sul do país no que justifica o empenho dos pesquisadores no desenvolvimento do cultivo do produto. "Com tecnologia, mudas apropriadas e o clima mais frio de Itabaiana e Areia Branca, faz da região um polo promissor para o plantio de morango orgânico", relata a pesquisadora Maria Urbana Corrêa Nunes, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, sediada em Aracaju.

Os experimentos têm demonstrado a viabilidade técnica, econômica, social e ecológica da produção de morango orgânico nessas regiões, pois o mercado de Sergipe sinaliza para o crescimento da demanda do produto havendo necessidade de aumentar a área de plantio e a produtividade.

A conscientização sobre os riscos decorrentes do uso de agrotóxicos tem levado o consumidor a procurar morango orgânico. O morangueiro cultivado no sistema convencional pode receber até 45 pulverizações com agrotóxicos. Por esse motivo, essa fruta encontra-se na lista negra dos alimentos campeões de resíduos químicos.

Atualmente os agricultores mostram interesse por sistemas alternativos de produção que aumentem a rentabilidade, além de preservar a capacidade produtiva do solo a longo prazo.

"Plantando com tecnologia é possível produzir morango orgânico em Sergipe gerando mais emprego e renda no estado, tanto para agricultura quanto para a indústria", afirma a pesquisadora Maria Urbana que transmitiu aos produtores e estudantes, presentes no Dia de Campo, conhecimento sobre as dez cultivares de morango testadas, o trabalho sobre coberturas alternativas do solo, inclusive com a fibra natural, e as técnicas de manejo da cultura.

Dentre as cultivares avaliadas, quatro estão se mostrando promissoras para cultivo no estado de Sergipe. Ela ressaltou ainda a importância e a necessidade de produzir mudas de morango no estado de Sergipe ao invés de usar mudas importadas.

A pesquisadora da Emdagro Luzia Nilda Tabosa Andrade também difundiu  conhecimentos teóricos e práticos abordando as doenças e pragas do morangueiro nas condições locais e as técnicas de controle natural. Já o técnico em Agropecuária Waltenis Braga Silva, também da Emdagro, abordou  o preparo de solo, fontes de nutrientes e adubação do morangueiro em sistema orgânico de produção, fechando o ciclo do conhecimento necessário para o plantio bem sucedido do morango orgânico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.