CI

Embrapa Trigo lança cultivares na Expointer

Trigo BRS Reponte é lançamento na feira


A Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) lança três cultivares de cereais de inverno na Expointer 2016. A cerimônia será no dia 28 de agosto, às 10h, na Casa da Embrapa, quando serão apresentados os trigos BRS Reponte (grãos) e BRS Pastoreio (pasto e grãos), e a cevada BRS Quaranta (cevada cervejeira).

Atualmente, mais de 90% da cevada cultivada no Brasil é proveniente do material genético da Embrapa. Para atender tanto as necessidades dos produtores quanto o padrão de qualidade da indústria, o programa de melhoramento genético de cevada cervejeira, iniciado em 1977 pela Embrapa Trigo, atua fortemente por meio de parcerias. "A parceria informal até meados de 1990, e formal desde então, proporciona a garantia de que só se destinam para a lavoura cultivares de fato competitivas em rendimento e qualidade, satisfazendo o interesse de produtor e indústria", afirma o pesquisador Euclydes Minella. O lançamento BRS Quaranta é uma cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, de alto rendimento e qualidade. O destaque é a resistência ao oídio, principal doença na cultura.

A equipe de melhoramento genético da Embrapa Trigo desenvolve pesquisas voltadas à disponibilização de cultivares para atender as mais diversas realidades do setor produtivo. Assim, o trigo BRS Reponte é uma cultivar de ciclo precoce, com elevado potencial produtivo e qualidade tecnológica para panificação. Indicado para os estados do RS e SC, com grãos duros e força de glúten acima de 250 W.

O trigo de duplo propósito é destinado aos sistemas de produção da agricultura familiar na Região Sul, voltado especialmente para a agropecuária na atividade leiteira e de engorde de novilhas em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A tecnologia permite o pastejo dos animais na época de escassez de forragens (vazio outonal), permitindo a posterior colheita de grãos. A cultivar BRS Pastoreio é um trigo mútico, desenvolvido para apresentar ausência de aristas (filamentos na espiga do trigo) que indicam a cultivar para silagem de planta inteira, sem riscos de ferir a mucosa animal durante a ingestão do alimento.  A produtividade na silagem (massa verde) chega a 28.059 kg/ha e o rendimento de grãos (após dois cortes) é de 3.037 kg/ha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.